Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCampos, Sônia Maria de
dc.date.accessioned2024-08-23T12:12:10Z
dc.date.available2024-08-23T12:12:10Z
dc.date.issued2024-08-07
dc.identifier.citationCAMPOS, Sônia Maria de. “Inclusão digital para todos” no ensino fundamental da rede pública municipal de Sorocaba: propostas e realidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20422.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20422
dc.description.abstractThis study presents the results of research conducted on publicly available documents and news items in local periodicals and on the official websites of the Sorocaba Department of Education (SEDU). The research focuses on proposals and actions implemented for "digital inclusion for all" within the scope of elementary education in the municipal public school system. Goal 7.2 of the Municipal Education Plan (PME) guarantees digital inclusion for all through training courses, an internet network, and sophisticated resources. To confirm what has been done in this regard and the prospects for continuity and progress in this area, projects and guidelines for the public network were analyzed for the implementation or improvement of technological infrastructure (networks, equipment, and connection), training for teachers, and the acquisition of digital educational systems. The findings indicate that many schools, teachers, and students have the infrastructure necessary to develop activities aimed at digital literacy, with access to systems and programs that facilitate pedagogical activities, the conscious use of the internet, and audiovisual production. As digital inclusion is not merely the distribution of devices, systems, and basic training, the complexities of the process require much more investment from the public authorities, not just financial. Digital inclusion is another of the skills built in school, and the entire school experience should prioritize balanced education and respect for people and nature in all dimensions.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectDigitalidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectDigitalityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.title“Inclusão digital para todos” no ensino fundamental da rede pública municipal de Sorocaba: propostas e realidadepor
dc.title.alternative"Digital inclusion for everyone" in public elementary schools of Sorocaba: proposals and realityeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Gatti, Márcio Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0369563657842763por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizada em documentos e notícias disponíveis ao público em geral em periódicos locais e nos sites oficiais da Secretaria de Educação de Sorocaba (SEDU), referente às propostas e ações realizadas para a “inclusão digital para todos” no âmbito do ensino fundamental na rede pública municipal. É premissa 7.2 do Plano Municipal de Educação (PME) garantir a inclusão digital para todos através de cursos formativos, rede de internet e recursos sofisticados. Para confirmar o que tem sido realizado a esse respeito e quais as perspectivas de continuidade e avanços nessa área, foram analisados os projetos e as orientações voltadas à rede pública para implantação ou melhoria de infraestrutura tecnológica (redes, equipamentos e conexão), formação para professoras/es e aquisição de sistemas educativos digitais. Constatou-se que muitas escolas, professoras/es e estudantes têm infraestrutura necessária para desenvolver atividades voltadas ao letramento digital, com acesso a sistemas e programas que facilitam as atividades pedagógicas, o uso consciente da internet, a produção audiovisual. Como a inclusão digital não é mera distribuição de dispositivos, sistemas e treinamento básico, complexidades no processo exigem muito mais investimentos, não apenas financeiros, do poder público: a inclusão digital é mais um dos conhecimentos construídos na escola e toda a vivência escolar deve priorizar a formação em equilíbrio e que, em todas as dimensões, as pessoas e a natureza sejam respeitadas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0606394698186527por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil