Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLibâneo, Flávia Sabina
dc.date.accessioned2024-09-09T18:09:15Z
dc.date.available2024-09-09T18:09:15Z
dc.date.issued2024-08-13
dc.identifier.citationLIBÂNEO, Flávia Sabina. "Foi o trabalho que apareceu”: experiências de jovens mulheres na limpeza escolar. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20498.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20498
dc.description.abstractThis research aims to describe and analyze the experiences of young women inserted in the Young Apprentice Program, who work in the municipal schools of Sorocaba/SP in cleaning functions. Considering the educational and work character present in this labor insertion program, the specificities, difficulties and easiness found in this first job experience were observed. The Young Apprentice Program is aimed at young people from 14 to 24 years old, however, for the cleaning assistant course, the minimum age is 18 years. Thus, the young women participating in this research are in the age group between 18 and 24 years. Considering the scarce academic production found in bibliographic research on cleaning professionals in education, in addition to the lack of knowledge of other education professionals about these young women inserted in school, this research is necessary. Given its qualitative nature, a bibliographic survey was carried out, in addition to the application of 21 sociodemographic forms for profile survey and in-depth interviews with 06 young people for a better understanding of their experiences and trajectories. The interviews were conducted in two stages: the first during the first half of 2023, in person or remotely, according to the availability of the young women, and the second in January 2024, for further study. The theoretical framework is centered on the following authors: Maria Carla Corrochano, François Dubet, Helena Hirata and Patricia Hill Collins. Among the main results obtained, the idea of “a work that was available” and not chosen stands out; the use of this experience as a way to achieve better positions in the labor market; the need to consider non-teaching workers in schools as educators and the markers of gender, age, race and social class, corroborating with research that indicates that poor and racialized women are the majority in domestic work.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectJovem Aprendizpor
dc.subjectAuxiliar de Limpezapor
dc.subjectYoutheng
dc.subjectYoung Apprenticeeng
dc.subjectCleaning Assistanteng
dc.title"Foi o trabalho que apareceu”: experiências de jovens mulheres na limpeza escolarpor
dc.title.alternative"It was the job that was available": the experience of young women in school cleaningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Corrochano, Maria Carla
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7714353975585252por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar as experiências de jovens mulheres inseridas no Programa Jovem Aprendiz, as quais atuam nas escolas municipais de Sorocaba/SP em funções de limpeza. Considerando o caráter educativo e de trabalho presentes neste programa de inserção laboral, foram observadas as especificidades, dificuldades e facilidades encontradas nesta experiência de primeiro emprego. O Programa Jovem Aprendiz é destinado a jovens de 14 a 24 anos, porém, para o curso de auxiliar de limpeza, a idade mínima é de 18 anos. Assim, as jovens mulheres participantes desta pesquisa se encontram na faixa etária entre 18 e 24 anos. Considerando a escassa produção acadêmica encontrada em pesquisa bibliográfica sobre profissionais de limpeza na educação, além da falta de conhecimento dos demais profissionais da educação a respeito dessas jovens inseridas na escola, faz-se necessário este trabalho. De caráter qualitativo, foi realizado levantamento bibliográfico, além da aplicação de 21 formulários sociodemográficos para levantamento de perfil e da realização de entrevistas em profundidade com 06 jovens para melhor compreensão de suas experiências e trajetórias. As entrevistas foram realizadas em duas etapas: a primeira durante o primeiro semestre de 2023, presencial ou remotamente, de acordo com a disponibilidade das jovens, e a segunda em janeiro de 2024, para aprofundamento. O referencial teórico está centrado nos seguintes autores: Maria Carla Corrochano, François Dubet, Helena Hirata e Patricia Hill Collins. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se a ideia de “trabalho que apareceu” e não trabalho escolhido;, a utilização desta experiência como forma de alcançar melhores posições no mercado de trabalho; a necessidade de considerar os trabalhadores não docentes das escolas como educadores e os marcadores de gênero, idade, raça e classe social, corroborando com as pesquisas que apontam que as mulheres pobres e racializadas são maioria no trabalho doméstico.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6845626229842749por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8030-6461por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil