dc.contributor.author | Campos, Júlia Novaes de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2024-09-23T11:53:37Z | |
dc.date.available | 2024-09-23T11:53:37Z | |
dc.date.issued | 2024-09-18 | |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Júlia Novaes de Araújo. Brincadeira apressada: uma reflexão sobre o tempo de brincar nos anos iniciais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20614. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20614 | |
dc.description.abstract | This study investigates the presence of and respect for playtime and spaces for children in the Early Years of Elementary School within the school environment. The study explores the following question: have children been respected in their right to choose when and where to play at school? In response to this question, other relevant issues are addressed, such as the importance of play for children's development and learning, the free time available in the school routine, and the existence of adequate spaces for play, both indoors and outdoors. The objectives were to analyze the relevance of free play for children and to evaluate the adequacy of educational practices regarding its promotion. The research has a qualitative approach, characterized as bibliographic and includes an experience report. The literature review sought references on the concept of play, the distinction between free and guided play, and the investigation of the times and spaces available for play in schools. The writing of an experience report aimed to reflect on children's right to play, examining the presence and quality of play opportunities offered at school. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Play | por |
dc.subject | Jogo e brincadeira | por |
dc.subject | Games and play | eng |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.subject | Early years | eng |
dc.title | Brincadeira apressada: uma reflexão sobre o tempo de brincar nos anos iniciais | por |
dc.title.alternative | Playing in a hurry: a reflection on playtime in the elementary school | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a presença e o respeito pelos tempos e espaços de brincar das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dentro do ambiente escolar. O estudo explora a questão-problema: a criança tem sido respeitada em seu direito de escolha sobre os tempos e espaços de brincar na escola? Em resposta a essa pergunta, são abordadas outras questões relevantes, como a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizado infantil, os tempos livres disponíveis na rotina escolar e a existência de espaços adequados para brincar, tanto internos quanto externos. Os objetivos foram analisar a relevância do brincar livre para as crianças e avaliar a adequação das práticas educativas quanto à sua promoção. A pesquisa tem abordagem qualitativa, caracterizando-se como bibliográfica e incluindo um relato de experiência. A revisão de literatura buscou referências sobre o conceito de jogo e brincadeira, a distinção entre brincar livre e dirigido, e a investigação dos tempos e espaços disponíveis para a brincadeira nas escolas. A escrita de um relato de experiência objetivou refletir sobre o direito de brincar das crianças, examinando a presença e a qualidade das oportunidades de brincadeira oferecidas na escola. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1133839710073608 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0007-0200-6560 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-6978-864X | por |