Show simple item record

dc.contributor.authorCampos, Júlia Novaes de Araújo
dc.date.accessioned2024-09-23T11:53:37Z
dc.date.available2024-09-23T11:53:37Z
dc.date.issued2024-09-18
dc.identifier.citationCAMPOS, Júlia Novaes de Araújo. Brincadeira apressada: uma reflexão sobre o tempo de brincar nos anos iniciais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20614.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20614
dc.description.abstractThis study investigates the presence of and respect for playtime and spaces for children in the Early Years of Elementary School within the school environment. The study explores the following question: have children been respected in their right to choose when and where to play at school? In response to this question, other relevant issues are addressed, such as the importance of play for children's development and learning, the free time available in the school routine, and the existence of adequate spaces for play, both indoors and outdoors. The objectives were to analyze the relevance of free play for children and to evaluate the adequacy of educational practices regarding its promotion. The research has a qualitative approach, characterized as bibliographic and includes an experience report. The literature review sought references on the concept of play, the distinction between free and guided play, and the investigation of the times and spaces available for play in schools. The writing of an experience report aimed to reflect on children's right to play, examining the presence and quality of play opportunities offered at school.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectPlaypor
dc.subjectJogo e brincadeirapor
dc.subjectGames and playeng
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectEarly yearseng
dc.titleBrincadeira apressada: uma reflexão sobre o tempo de brincar nos anos iniciaispor
dc.title.alternativePlaying in a hurry: a reflection on playtime in the elementary schooleng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoEste trabalho investiga a presença e o respeito pelos tempos e espaços de brincar das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dentro do ambiente escolar. O estudo explora a questão-problema: a criança tem sido respeitada em seu direito de escolha sobre os tempos e espaços de brincar na escola? Em resposta a essa pergunta, são abordadas outras questões relevantes, como a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizado infantil, os tempos livres disponíveis na rotina escolar e a existência de espaços adequados para brincar, tanto internos quanto externos. Os objetivos foram analisar a relevância do brincar livre para as crianças e avaliar a adequação das práticas educativas quanto à sua promoção. A pesquisa tem abordagem qualitativa, caracterizando-se como bibliográfica e incluindo um relato de experiência. A revisão de literatura buscou referências sobre o conceito de jogo e brincadeira, a distinção entre brincar livre e dirigido, e a investigação dos tempos e espaços disponíveis para a brincadeira nas escolas. A escrita de um relato de experiência objetivou refletir sobre o direito de brincar das crianças, examinando a presença e a qualidade das oportunidades de brincadeira oferecidas na escola.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1133839710073608por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0007-0200-6560por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6978-864Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil