Mostrar el registro sencillo del ítem
Práticas pedagógicas e autismo: o que as pesquisas revelam?
dc.contributor.author | Bernardes, Kamylla Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T13:43:36Z | |
dc.date.available | 2024-10-07T13:43:36Z | |
dc.date.issued | 2024-02-08 | |
dc.identifier.citation | BERNARDES, Kamylla Ribeiro. Práticas pedagógicas e autismo: o que as pesquisas revelam?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20743. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20743 | |
dc.description.abstract | The present study is characterized as a bibliographic review that addresses works produced on pedagogical practices and their relationship with autism. Its purpose is to reflect on pedagogical practices aimed at promoting the inclusion and academic and social development of children with ASD. By sharing this journey, I aim to contribute to the constant improvement of inclusive education, highlighting the importance of reframing pedagogical practices to meet the specific needs of students with autism. Data collection for this research was carried out through a systematic search in virtual libraries and institutional repositories. The research addresses the barriers faced by educators in implementing inclusive practices, emphasizing the lack of awareness of the importance of inclusion and the shortage of multiprofessional qualification. Among the analyses of challenges and possibilities reported in the investigated research, it is highlighted that collaborative partnership between teachers, health professionals, and families plays a crucial role in creating a welcoming and productive learning environment for autistic students. Reflection onpedagogical practices addressed in this work aims to promote the inclusion and academic and social development of children with ASD. The importance of reframing pedagogical approaches to meet the specific needs of students with autism is the necessary path to building a more inclusive and egalitarian education. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | TEA | por |
dc.subject | Educação Inclusiva | por |
dc.subject | Pedagogical Practices | en |
dc.subject | Autism | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | ASD | en |
dc.subject | Inclusive Education | en |
dc.title | Práticas pedagógicas e autismo: o que as pesquisas revelam? | por |
dc.title.alternative | Pedagogical practices and autism: what does research reveal? | en |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Dainez, Débora | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4671868444231806 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo se caracteriza como uma revisão bibliográfica que aborda os trabalhos produzidos sobre as práticas pedagógicas e sua relação com o autismo. Tem como propósito refletir sobre as práticas pedagógicas que visem promover a inclusão e o desenvolvimento acadêmico e social de crianças com TEA. Ao compartilhar essa jornada, busco contribuir para o aprimoramento constante da educação inclusiva, evidenciando a importância de ressignificar as práticas pedagógicas de modo a atender às necessidades específicas de alunos com autismo. A coleta de dados para a elaboração desta pesquisa foi realizada por meio de busca sistemática em bibliotecas virtuais e repositórios institucionais. A pesquisa aborda as barreiras enfrentadas pelos educadores na implementação de práticas inclusivas, destacando a falta de conscientização sobre a importância da inclusão e a carência de qualificação multiprofissional. Entre as análises dos desafios e possibilidades relatados nas pesquisas investigadas, destaca-se que a parceria colaborativa entre professores, profissionais de saúde e famílias desempenha um papel crucial na criação de um ambiente de aprendizado acolhedor e produtivo para alunos autistas. A reflexão sobre práticas pedagógicas abordadas neste trabalho visa promover a inclusão e o desenvolvimento acadêmico e social de crianças com TEA. A importância de ressignificar as abordagens pedagógicas para atender às necessidades específicas de alunos com autismo é o caminho necessário para a construção de uma educação mais inclusiva e igualitária. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |