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dc.contributor.authorMonteiro, Vilma da Silva
dc.date.accessioned2024-10-07T18:59:47Z
dc.date.available2024-10-07T18:59:47Z
dc.date.issued2024-08-14
dc.identifier.citationMONTEIRO, Vilma da Silva. Contos africanos e afro-brasileiros nas aulas de língua portuguesa: a ampliação de competências leitoras sob uma perspectiva decolonial. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20751.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20751
dc.description.abstractThe conception of liberating reading is present in many documents regarding educational public policies from Brazil. However, the current scenario has been presenting results that are still insufficient when it comes to the development of critical reading competences in students from the final years of Middle School. In this sense, this qualitative exploratory-descriptive research aims to answer the following question: To what extent does a didactic sequence focused on the reading of African and African-Brazilian short stories, under a decolonial perspective, favor and mobilize the development of reading, comprehension and critical competences of 9th grade students from a public school in São Paulo state? In order to carry out this research, the first step is the elaboration and application of a didactic sequence, which is the Technical-Technological Product created by this study, focused on the reaching of reading, in a decolonial perspective, through three short stories: “O sagrado pão dos filhos” (The sacred bread of sons), an African-Brazilian short story by Conceição Evaristo, “As mãos dos pretos” (“The hands of the Blacks”), a Mozambican short story by Bernardo Honwana, and “O Pequeno Príncipe Preto” (The Black Little Prince), an African-Brazilian short story by Rodrigo França. The theoretical framework chosen to discuss this proposal focuses on the conceptions of reading strategies teaching and literary literacy, essentially proposed by Solé (1998), Jouve (2002) and Cosson (2009). To create and apply the didactic sequence, the model by Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) was used; and, finally, to discuss the decolonial perspective, the ideas by Fanon (2008) and Queiroz (2020) are adopted. Data collection was carried out using online surveys, reading journals and observations from the teacher/researcher, such as records of the DS steps, analyzing them according to the proposal by Bardin (2006). The development of the research points to a promising result regarding the significant improvement in the critical reading of the students involved in this work, thus showing the need to deepen this field of investigation.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectContos africanospor
dc.subjectContos afro-brasileirospor
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectAfrican taleseng
dc.subjectAfro-brazilian storieseng
dc.subjectDecolonialityeng
dc.titleContos africanos e afro-brasileiros nas aulas de língua portuguesa: a ampliação de competências leitoras sob uma perspectiva decolonialpor
dc.title.alternativeStories africans and afro-brazilians in portuguese language classes: expanding reading skills from a decolonial perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Biazolli, Caroline Carnielli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7908630593356660por
dc.description.resumoA concepção de leitura libertadora está presente em muitos documentos sobre políticas públicas educacionais do Brasil. No entanto, o cenário atual tem apresentado resultados ainda insuficientes quanto ao desenvolvimento de competências leitoras críticas em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II. Nesse sentido, esta pesquisa de caráter qualitativo, e do tipo exploratório-descritivo, busca responder à seguinte questão: Em que medida uma sequência didática voltada à leitura de contos africanos e afro-brasileiros, desenvolvida sob uma perspectiva decolonial, favorece e mobiliza a ampliação das competências leitoras, interpretativas e críticas de alunos de 9º ano de uma escola pública da rede estadual de São Paulo? Para a efetivação desse processo, parte-se da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que é o Produto Técnico-Tecnológico fruto deste estudo, voltada exclusivamente para o ensino de leitura, numa perspectiva decolonial, por meio de três contos: “O sagrado pão dos filhos”, conto afro-brasileiro de Conceição Evaristo, “As mãos dos pretos”, conto moçambicano de Bernardo Honwana, e “O Pequeno Príncipe Preto”, conto afro-brasileiro de Rodrigo França. O aporte teórico escolhido para discutir esta proposta centra-se nas concepções de ensino de estratégias de leitura e letramento literário, essencialmente propostas por Solé (1998), Jouve (2002) e Cosson (2009). Para a criação e a aplicação da sequência didática, adapta-se o modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); e, por último, para a discussão da perspectiva decolonial, adotam-se,sobretudo, as ideias de Fanon (2008) e Queiroz (2020). Para a coleta de dados, opta-se pelo uso de questionários on-line, diários de leitura e observações da professora/pesquisadora, como registros das etapas da SD, analisando-os de acordo com a proposta de Bardin (2006). O desenvolvimento da pesquisa aponta para um resultado promissor quanto à melhoria significativa na leitura crítica dos alunos envolvidos neste trabalho, evidenciando, assim, a necessidade de aprofundamento para este campo de investigação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1772800697383021por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0009-3013-9947por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8578-8102por


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