dc.contributor.author | Monteiro, Vilma da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T18:59:47Z | |
dc.date.available | 2024-10-07T18:59:47Z | |
dc.date.issued | 2024-08-14 | |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Vilma da Silva. Contos africanos e afro-brasileiros nas aulas de língua portuguesa: a ampliação de competências leitoras sob uma perspectiva decolonial. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20751. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20751 | |
dc.description.abstract | The conception of liberating reading is present in many documents regarding
educational public policies from Brazil. However, the current scenario has been
presenting results that are still insufficient when it comes to the development of
critical reading competences in students from the final years of Middle School. In this
sense, this qualitative exploratory-descriptive research aims to answer the following
question: To what extent does a didactic sequence focused on the reading of African
and African-Brazilian short stories, under a decolonial perspective, favor and mobilize
the development of reading, comprehension and critical competences of 9th grade
students from a public school in São Paulo state? In order to carry out this research,
the first step is the elaboration and application of a didactic sequence, which is the
Technical-Technological Product created by this study, focused on the reaching of
reading, in a decolonial perspective, through three short stories: “O sagrado pão dos
filhos” (The sacred bread of sons), an African-Brazilian short story by Conceição
Evaristo, “As mãos dos pretos” (“The hands of the Blacks”), a Mozambican short
story by Bernardo Honwana, and “O Pequeno Príncipe Preto” (The Black Little
Prince), an African-Brazilian short story by Rodrigo França. The theoretical
framework chosen to discuss this proposal focuses on the conceptions of reading
strategies teaching and literary literacy, essentially proposed by Solé (1998), Jouve
(2002) and Cosson (2009). To create and apply the didactic sequence, the model by
Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) was used; and, finally, to discuss the decolonial
perspective, the ideas by Fanon (2008) and Queiroz (2020) are adopted. Data
collection was carried out using online surveys, reading journals and observations
from the teacher/researcher, such as records of the DS steps, analyzing them
according to the proposal by Bardin (2006). The development of the research points
to a promising result regarding the significant improvement in the critical reading of
the students involved in this work, thus showing the need to deepen this field of
investigation. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Letramento literário | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Contos africanos | por |
dc.subject | Contos afro-brasileiros | por |
dc.subject | Decolonialidade | por |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Literary literacy | eng |
dc.subject | Didactic sequence | eng |
dc.subject | African tales | eng |
dc.subject | Afro-brazilian stories | eng |
dc.subject | Decoloniality | eng |
dc.title | Contos africanos e afro-brasileiros nas aulas de língua portuguesa: a ampliação de competências leitoras sob uma perspectiva decolonial | por |
dc.title.alternative | Stories africans and afro-brazilians in portuguese language classes: expanding reading skills from a decolonial perspective | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Biazolli, Caroline Carnielli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7908630593356660 | por |
dc.description.resumo | A concepção de leitura libertadora está presente em muitos documentos sobre
políticas públicas educacionais do Brasil. No entanto, o cenário atual tem
apresentado resultados ainda insuficientes quanto ao desenvolvimento de
competências leitoras críticas em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II.
Nesse sentido, esta pesquisa de caráter qualitativo, e do tipo exploratório-descritivo,
busca responder à seguinte questão: Em que medida uma sequência didática
voltada à leitura de contos africanos e afro-brasileiros, desenvolvida sob uma
perspectiva decolonial, favorece e mobiliza a ampliação das competências leitoras,
interpretativas e críticas de alunos de 9º ano de uma escola pública da rede estadual
de São Paulo? Para a efetivação desse processo, parte-se da elaboração e
aplicação de uma sequência didática, que é o Produto Técnico-Tecnológico fruto
deste estudo, voltada exclusivamente para o ensino de leitura, numa perspectiva
decolonial, por meio de três contos: “O sagrado pão dos filhos”, conto afro-brasileiro
de Conceição Evaristo, “As mãos dos pretos”, conto moçambicano de Bernardo
Honwana, e “O Pequeno Príncipe Preto”, conto afro-brasileiro de Rodrigo França. O
aporte teórico escolhido para discutir esta proposta centra-se nas concepções de
ensino de estratégias de leitura e letramento literário, essencialmente propostas por
Solé (1998), Jouve (2002) e Cosson (2009). Para a criação e a aplicação da
sequência didática, adapta-se o modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); e,
por último, para a discussão da perspectiva decolonial, adotam-se,sobretudo, as
ideias de Fanon (2008) e Queiroz (2020). Para a coleta de dados, opta-se pelo uso
de questionários on-line, diários de leitura e observações da
professora/pesquisadora, como registros das etapas da SD, analisando-os de
acordo com a proposta de Bardin (2006). O desenvolvimento da pesquisa aponta
para um resultado promissor quanto à melhoria significativa na leitura crítica dos
alunos envolvidos neste trabalho, evidenciando, assim, a necessidade de
aprofundamento para este campo de investigação. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1772800697383021 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0009-3013-9947 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-8578-8102 | por |