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dc.contributor.authorZuliani, Silvia Regina Quijadas Aro
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:28Z
dc.date.available2007-10-19
dc.date.available2016-06-02T19:35:28Z
dc.date.issued2006-03-17
dc.identifier.citationZULIANI, Silvia Regina Quijadas Aro. Prática de ensino de química e metodologia investigativa: uma leitura fenomenológica a partir da semiótica social.. 2006. 380 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2177
dc.description.abstractThe Practical of Education, as integrating disciplines between the specific knowledge of Sciences and the pedagogical knowledge for the teaching exercise have become the locus of the quarrel about educational formation. In this work we present the results of a research carried through a project of intervention, made with Chemistry studensts, based in the Investigative Methodology, in the development of the discipline Practical of Chemical Education I and II, at the Universidade Federal de São Carlos. The objective of this research was to search the perceptions of the students about their own learning and its transference to other contexts, useing the referencial considered by the Fenomenology and by Social Semiotic for data analysis. This analysis confirms the potential of the methodology proposal in the metacognitive development of the students and indicates a process in their conceptions. Gradually they perceive the construction of learning strategies as a process of personal construction. On the other hand, a valuation of this construction occurs as professional knowledge that needs to be developed in the pupils through the performance of the teacher (transference to other contexts and applicability of the knowledge). The reflection propitiated for the students took them to recognize the complementarity between teaching and learning, becoming both unassociable.The pupils were capable to construct and to reconstruct the meaning of learn with the final point in the perception of the responsibility for the own process of learning and in the necessity of applying these knowledge in new contexts, including the professional activity.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectSemiótica socialpor
dc.subjectPrática de ensino de químicapor
dc.subjectMetodologia investigativapor
dc.subjectDesenvolvimento metacognitivopor
dc.subjectPractical of chemistry educationeng
dc.subjectInvestigative methodologyeng
dc.subjectMetacognitive developmenteng
dc.subjectFenomenologyeng
dc.subjectTeachers formationeng
dc.titlePrática de ensino de química e metodologia investigativa: uma leitura fenomenológica a partir da semiótica socialpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Hartwing, Dácio Rodney
dc.description.resumoAs Práticas de Ensino, na qualidade de disciplinas integradoras entre o conhecimento específico das Ciências em geral e os conhecimentos pedagógicos para o exercício docente, têm se tornado o locus da discussão sobre a formação para o ensino. Neste trabalho, apresentamos o resultado de uma pesquisa realizada através de um projeto de intervenção, levado a termo com licenciandos em Química com base numa proposta que utilizou a Metodologia Investigativa, no desenvolvimento das disciplinas Prática de Ensino de Química I e II, na Universidade Federal de São Carlos. O objetivo da pesquisa foi buscar as percepções dos sujeitos de pesquisa a respeito da própria aprendizagem e sua transferência a outros contextos e utilizou-se o referencial proposto pela Fenomenologia e Semiótica Social para a análise dos dados. Esta análise confirma o potencial da metodologia proposta no desenvolvimento metacognitivo dos sujeitos e indica um processo evolutivo em suas concepções. Gradualmente, eles percebem a construção de estratégias de aprendizagem como um processo de construção pessoal. Por outro lado, ocorre uma valorização desta construção como conhecimento profissional que precisa ser desenvolvido nos alunos através da atuação do professor (transferência a outros contextos e aplicabilidade do conhecimento). A reflexão propiciada pela sujeitos levou-os a reconhecer a complementaridade entre ensinar e aprender, tornando-se ambos processos indissociáveis. Os alunos foram capazes de construir e reconstruir o significado de aprender com o ponto de chegada na percepção da responsabilidade pelo próprio processo de aprendizagem e na necessidade de aplicar estes conhecimentos a novos contextos ação, ou seja, na atividade profissional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://plsql1.cnpq.br/sigef_imp/PRC_HIST_PROC?F_COD_RH=K4702323E9por


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