Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Evaldo Ribeiro
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:56Z
dc.date.available2014-07-15
dc.date.available2016-06-02T19:35:56Z
dc.date.issued2013-03-15
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Evaldo Ribeiro. Negro intelectual, intelectual negro ou negro-intelectual: considerações do processo de constituir-se negro-intelectual. 2013. 205 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2340
dc.description.abstractThis research entitled "Black Intellectual, Intellectual Black or Black-Intellectual: notes of the process of becoming Black-intellectual", aimed at understanding processes in which Black men and women have made himself / herself in intellectual and identify their experiences of men and women Blacks to form up and intellectuals can contribute to the education of ethnic-racial relations. For this purpose, I make the use of the research question: What processes are present in the form themselves as Black intellectuals? The methodology of the present research is based on principles of Phenomenological that inspires the researcher's stance in relation to the object of research, the research participants, the processes of collecting, analyzing and interpreting data. There were three in-depth conversations with professionals, self-identified Blacks, recognized as intellectuals, with the goal of understanding the meanings of processes experienced by Black men and women as they constitute intellectual. The research allowed an understanding that to constitute themselves as Black and as intellectual, there is a mutual strengthening of both: the Black person and the community to which they belong. Also identified not only studies schools and universities as places of education but also family influences, sensitivity to perceive and study social realities that affect Blacks and especially coexistence and fights with the Black Movement. The Black intellectuals seek to act in the community, in dialogue with the Black community, with other intellectuals and society in general. Its education proceeds in the following dimensions: Becoming Black: a testimony of Blackness; Digging spaces: actions, reactions and joints; Definitions and ide as of who is Black intellectual; Persistence and Militancy: as if you re working out in cold iron.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNegros intelectuaispor
dc.subjectRelações étnicoraciaispor
dc.subjectMovimento negropor
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispor
dc.subjectBlackeng
dc.subjectIntellectualseng
dc.subjectBlack-intellectualseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationseng
dc.subjectBlack movementeng
dc.titleNegro intelectual, intelectual negro ou negro-intelectual: considerações do processo de constituir-se negro-intelectualpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0por
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada: Negro Intelectual, Intelectual Negro ou Negro-Intelectual: considerações do processo de constituir-se negro-intelectual, objetivou compreender processos em que negros e negras têm se constituído intelectuais e identificar no que suas experiências de homens e mulheres negros ao formarem-se intelectuais podem contribuir para a educação das relações étnico-raciais. Para tanto, valho-me da questão da pesquisa: Que processos estão presentes no constituir-se negro(a) intelectual? A construção metodológica do presente trabalho se apoia em princípios da Fenomenológica, que inspira a postura do pesquisador em relação ao objeto da investigação, aos participantes da pesquisa, aos processos de coleta, análise e interpretação dos dados. Realizaram-se conversas aprofundadas com três profissionais, autodeclarados negros, reconhecidos como intelectuais, com o objetivo de compreender significados de processos vividos por negros e negras ao se constituírem intelectuais. A pesquisa permitiu compreender que ao ir se constituir negro/a e intelectual, há um mutuo fortalecimento tanto da pessoa negra como da comunidade da qual faz parte. Permitiu também identificar não só os estudos escolares e universitários como lugares de formação, mas também influências familiares, sensibilidade para perceber e estudar realidades sociais que atingem os negros e notadamente a convivência e lutas junto ao Movimento Negro. Os negros intelectuais buscam agir na coletividade, em dialogo com a comunidade negra, com outros intelectuais e a sociedade em geral. Sua formação procede nas seguintes dimensões: Tornar-se negro: um testemunho de negritude; Cavando espaços: ações, reações e articulações; Definições e ideias de quem seja negro(a) intelectual; Persistência e Militância: como se estivesse malhando em ferro frio; A luta continua: esperança e perseverança.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2447899367873195por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record