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dc.contributor.authorVieira, Rosana
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:45Z
dc.date.available2006-09-18
dc.date.available2016-06-02T19:38:45Z
dc.date.issued2006-07-06
dc.identifier.citationVIEIRA, Rosana. A pré-história da linguagem escrita na idade pré-escolar na sociedade letrada: contribuições da teoria histórico-cultural.. 2006. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2394
dc.description.abstractWe try, in our work, to analyze if the experience in the scholar society anticipates the process of appropriation of the written language, in its pre-history, in preschool age children. We understand that the scholar society, when promoting the interaction of the child with the writing, in the diverse social situations involving the text carriers, it could anticipate the process of appropriation of the writing during its pre-history, as wrote A.R. Luria. In the elaboration of the written activity, we consider some of the experimental characteristics of the author. We still did a half-structuralized interview with their parents to inquire the mediation cultural context with the writing and the contact with the text carriers, where the children live deeply, in the social situation that they were involved. The results show us that the presence of the text carriers does not guarantee the anticipation of the pertaining periods of training to the pre-history of the writing . However, these carriers, inserted in intentional situations of functional use of the writing, mediated socially, they had taken the child, in the preschool age, to the meaning that accomplishes of the writing in their scholar pre-history context.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectMeditaçãopor
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.titleA pré-história da linguagem escrita na idade pré-escolar na sociedade letrada: contribuições da teoria histórico-cultural.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Reyes, Cláudia Raimundo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793476E9por
dc.description.resumoBuscamos, em nosso trabalho, analisar se a vivência na sociedade letrada antecipa o processo de apropriação da linguagem escrita, em sua pré-história, nas crianças na idade pré-escolar. Entendemos que a sociedade letrada ao promover a interação da criança com a escrita, nas diversas situações sociais envolvendo os portadores de texto, poderia antecipar o processo de apropriação da escrita durante sua pré-história, período relatado por A.R. Luria. Na elaboração da atividade de escrita, consideramos algumas das características do experimento do autor. Realizamos ainda uma entrevista semi-estruturada com os pais ou responsáveis com o objetivo de averiguar o contexto cultural de mediação com a escrita e o contado com os portadores de texto, que as crianças vivenciam, na situação social que estavam inseridas. Os resultados nos permitiram observar que a presença dos portadores de texto não garante a antecipação dos estágios pertencentes à pré-história da escrita . No entanto, esses portadores, inseridos em situações intencionais de uso funcional da escrita, mediadas socialmente, levaram a criança, na idade pré-escolar, a uma significação efetiva da escrita em sua pré-história no contexto letrado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=H311323por


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