Show simple item record

dc.contributor.authorDiniz, Juliane Aparecida Ribeiro
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:45Z
dc.date.available2007-08-09
dc.date.available2016-06-02T19:38:45Z
dc.date.issued2006-08-25
dc.identifier.citationDINIZ, Juliane Aparecida Ribeiro. O percurso formativo musical de três professoras: papel da música na formação inicial e na atuação profissional.. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2398
dc.description.abstractThe present research work relates with the musical formation subject of teachers from basic education initial grades and had as objective to discuss and characterize the musical formation of three teachers licensed in pedagogy, emphasizing the initial stage role (graduation course) of this formative passage professional professor. This inquiry methodology was placed in the Qualitative Research scope, approaching the Bibliographical Research, prioritizing the data collection related to the teachers musical formation by halfstructuralized interviews and using the analytical descriptive method for the collected information exposition. The first chapter presents the bibliographical revision on the thematic of the teachers formation in present time, emphasizing the formative passage different stages. The second succinctly delineates the active teachers musical formation working at the initial basic education grades throughout the years, since the Brazilian Normal Schools creation until the current pedagogy courses and, by its end, shows some correlate researches already carried out in the teachers initial musical formation scope, studies that aims at demonstrating how such formations are configured nowadays. The third chapter explicates the methodological ways covered by this study, as well as the interviewed educators profiles. And the last one brings the exposition and discussion of the collected information, which were classified and organized from five analytical categories: Artistic-musical formation in the pre-training phase; Specific musical formation; Initial musical formation; Complementary pedagogicalmusical formation comedy; and Teaching initiation. The data interpretation glimpsed that the initial musical formation is only one of the formative course stages, which supplies the necessary theoretical and methodology bases so that teachers start teaching and search for a permanent and continuous musical formation.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectProfessores - formação - musicalizaçãopor
dc.subjectMusical educationeng
dc.subjectTeachers formationeng
dc.subjectTeacher s musical learning processeng
dc.titleO percurso formativo musical de três professoras: o papel da música na formação inicial e na atuação profissionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Joly, Ilza Zenker Leme
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5569335876343450por
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa relaciona-se com o tema da formação musical das professoras das séries iniciais do ensino fundamental e teve por objetivo discutir e caracterizar a formação musical de três professoras licenciadas em Pedagogia, destacando o papel da etapa inicial (curso de graduação) dentro deste percurso formativo profissional docente. A metodologia desta investigação situou-se no âmbito da Pesquisa Qualitativa, abordando a Pesquisa Bibliográfica, priorizando a coleta de dados relacionados à formação musical das professoras por meio de entrevistas semi-estruturadas e utilizando o método analítico descritivo para a exposição das informações coletadas. O primeiro capítulo apresenta a revisão bibliográfica sobre a temática da formação das professoras na atualidade, destacando as diferentes etapas do percurso formativo. O segundo delineia sucintamente a formação musical das professoras atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental ao longo dos anos, desde a criação das Escolas Normais brasileiras até os cursos de Pedagogia atuais e, ao seu final, mostra algumas pesquisas correlatas já realizadas no âmbito da formação musical inicial das professoras, estudos estes que visam demonstrar como se configura tal formação na contemporaneidade. O terceiro capítulo explicita os caminhos metodológicos percorridos por este estudo, bem como o perfil das educadoras entrevistadas. E o último, traz a exposição e a discussão das informações coletadas, as quais foram classificadas e organizadas a partir de cinco categorias analíticas: Formação artístico-musical na fase do pré-treino; Formação musical específica; Formação musical inicial; Formação pedagógico-musical complementar; e Iniciação à docência. A interpretação dos dados vislumbrou que a formação musical inicial é apenas uma das etapas do percurso formativo, a qual fornece as bases teóricas e metodológicas necessárias para que as professoras comecem a ensinar e para que busquem a formação musical permanente e contínua.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0680714861385502por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record