Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCampos, Silmara Elena Alves de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:56Z
dc.date.available2009-06-30
dc.date.available2016-06-02T19:38:56Z
dc.date.issued2008-08-11
dc.identifier.citationCAMPOS, Silmara Elena Alves de. Ser caiçara em Ilhabela: as construções de identidade nas tensões entre o passado e o presente. 2008. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2460
dc.description.abstractThis survey was conducted with caiçaras of Ilhabela, a city-archipelago located in the northern coast of the State of São Paulo - Brazil. This social group is understood as part of social, economic, cultural and historical relations, which allows them to take ownership, learn and interpret the values and behaviors related to their own time and place. The question of this research study was: "What teaches the caiçara being caiçara in Ilhabela? The central objective was to understand the processes involved in educational development of the caiçara , taking into account its routine (ways to live, work, play , movie, teach and learn). The methodology used was phenomenological inspiration, and methodological procedures as daily field (16 descriptions) and interviews (13 descriptions). From the interviews transcription and subsequent analysis, 4 categories were established: "The caiçara world attacked"; "Being Caiçara ", "Resistance", "Recovering the caiçara culture" which allowed the completion of construction of combining results interviews with the field notes. In the considerations, it can be highlighted that despite the aggression and educational processes imposed to the caiçara world, these generate reactions contrary to them, such as those described by educational processes pertaining the fight for freedom, for a better world, in actions of solidarity, cooperation, resistance. We emphasize that at all times, it has been tried to impose to the caiçara people a pattern of language, social behavior, habits and customs, which will disrupt their way of life and that there, so there is a need for a political project that valorize the caiçara knowledge, the respect for diversity, ethical attitude, sustainable environmental responsibility and therefore humanitarian. Furthermore, we believe that the identity is not static, it is being-with-the-other-to-the-world.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectProcesso educativopor
dc.subjectConstrução de identidadespor
dc.subjectCultura caiçarapor
dc.subjectCorpo e motricidadepor
dc.subjectEducational processeseng
dc.subjectConstruction of identityeng
dc.subjectCaiçara cultureeng
dc.subjectBody and driveeng
dc.titleSer caiçara em Ilhabela: as construções de identidade nas tensões entre o passado e o presentepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonçalves Junior, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721826Y3por
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada com caiçaras da cidade de Ilhabela, município-arquipélago localizado no litoral norte paulista. Tal grupo social é compreendido como participante das relações sociais, econômicas, culturais e históricas, o que permite que eles se apropriem, apreendam e interpretem os valores e comportamentos próprios de seu tempo e lugar. A questão de pesquisa deste estudo é: O que ensina o caiçara a ser caiçara no município de Ilhabela? . O objetivo central foi compreender os processos educativos envolvidos no ser caiçara, observando, particularmente, o mundo cotidiano: modos de viver, de trabalhar, de brincar, de se movimentar, de ensinar e de aprender. A metodologia utilizada foi de inspiração fenomenológica. Enquanto procedimentos metodológicos foram utilizados diários de campo (16 descrições) e entrevistas (13 descrições). A partir da transcrição das entrevistas e posterior análise das mesmas estabelecemos quatro categorias: O mundo caiçara agredido ; Ser Caiçara ; Resistência e Valorização da cultura caiçara , as quais permitiram a realização da construção dos resultados, conjugando entrevistas com notas de campo. Nas considerações, destacamos que apesar de haver agressões e processos educativos que buscam oprimir e alienar o(a)caiçara, estes também geram reações contrárias, tais como os processos educativos descritos por eles, relacionados à luta pela liberdade, por um mundo melhor, em ações de solidariedade, de cooperação, de resistência. Destacamos também que a todo o momento tem se tentado impor ao(à) caiçara um padrão de linguagem, de comportamento social, de hábitos e costumes, que buscam descaracterizar e corromper seu modo de vida. Há, contudo, a necessidade de um projeto político-educacional público que valorize o saber caiçara, o respeito à diversidade, a atitude ética, a responsabilidade ambiental sustentável e, portanto, humanitária. Além disso, consideramos que identidade não é estática, está sendo-com-os-outros-ao-mundo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7824385449132217por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem