Show simple item record

dc.contributor.authorCozer, Renata de Cassia
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:09Z
dc.date.available2004-12-10
dc.date.available2016-06-02T19:39:09Z
dc.date.issued2003-12-18
dc.identifier.citationCOZER, Renata de Cassia. A visão da escola sobre a interação com as famílias dos alunos: o cenário em primeiras séries do ensino fundamental.. 2003. 382 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2531
dc.description.abstractThe main objective of this qualitative research was to understand through observation some practices of the daily school and through interviews, the relationships established at the school, acted by the director, pedagogic coordinator and teachers of the first grades on elementary school, and the students' families there are enrolled in this series. The theoretical approached the historical context of the relationship between school and families and the problem of the teachers' graduation. Starting from the analysis of a group of representative situations of the interactions maintained between school and their students' families is ended that the professionals of the school - although they have opportunities to establish bonds with the students' families - they don't drive their actions for an effective approach. It is discussed as the public politics; the courses of initial formation and activities of continuous formation can focus the study of the underlying theories to the process established between school and families. The discussions of the educational practices can favor the critical reflection and the change of posture and of attitude on the part of the educators. It is believed that like this those professionals will get to recognize the families and the students for besides the differences of groups or classes, the contribution that these have to offer to the society. It is advocated that to rethink the dynamics and practices accomplished at the school, including the ones that involves the parents and the students' families, it favors classroom works returned for the students' success.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectInteração socialpor
dc.subjectRelação família - escolapor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.titleA visão da escola sobre a interação com as famílias dos alunos: o cenário em primeiras séries do ensino fundamental.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786679T6por
dc.description.resumoO principal objetivo desta pesquisa qualitativa foi compreender por meio de observações de algumas práticas do cotidiano escolar e por meio de entrevistas, as relações estabelecidas entre a escola, representada pela diretora, coordenadora pedagógica e professoras da primeira série do ensino fundamental, e as famílias dos alunos matriculados nesta série. O referencial teórico abordou o contexto histórico da relação escola e famílias e a problemática da formação de professores. A partir da análise de um conjunto de situações representativas das interações mantidas entre escola e famílias de seus alunos conclui-se que os profissionais da escola - ainda que tenham oportunidades de estabelecer vínculos com as famílias dos alunos - não conduzem suas ações para uma efetiva aproximação. Discute-se como as políticas públicas, os cursos de formação inicial e atividades de formação continuada podem focalizar o estudo das teorias subjacentes ao processo relacional entre escola e famílias. As discussões das práticas educativas favorecem a reflexão crítica e a mudança de postura e de atitude por parte dos educadores. Acredita-se que assim esses profissionais conseguirão reconhecer as famílias e os alunos para além das diferenças de grupos ou classes, a contribuição que estes têm a oferecer à sociedade. Advoga-se que repensar as dinâmicas e práticas realizadas na escola, incluindo as que envolvem os pais/famílias dos alunos, favorece trabalhos de sala de aula voltados para o sucesso dos alunos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record