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dc.contributor.authorSimon Neto, Cláudia Maria
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:14Z
dc.date.available2005-03-02
dc.date.available2016-06-02T19:39:14Z
dc.date.issued2003-03-10
dc.identifier.citationSIMON NETO, Cláudia Maria. A escola na empresa: considerações sobre a formação do trabalhador.. 2003. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2560
dc.description.abstractThis research has as its aim to investigate an enterprise program to give instruction to workers during the 90 s in the context of the new organization forms of the process of production and work which characterizes the integrated and flexible enterprise. It tries to identify the workers discourse, motivation, objectives, and the results in the school education. In this perspective it tries to answer the following questions; does this specific modality of school education contribute to the formation of a more critical subject when it increases the possibilities of comprehension and of contraposition to the numberless forms of exploitation and of control in the capitalistic society or does it in a one-sided form cooperate to the workers adjustment and integration to the productive and social reality ? This research begins with the hypothesis that the process of the workers instruction is developed in a complex and contradictory form because education is not limited to the restricted interests of the capital, to the dimension of adjustment of these individuals to the productive process and to the social dynamics, but it also allows a reasoning which is more critical and less identified to the dominating system. Beginning with a questionnaire and a half-structured interview, data have been collected. These instruments have been made to workers who shared a program of instruction developed in a transnational enterprise located in Valinhos-SP, Brazil. Its analysis makes possible to verify the prevalence of the functionality of education to the capital, as this school knowledge makes it easy to benefit the workers performance in the productive activity as well as in the technical and behavioral training courses. On the other side the analysis allows to detect some elements which indicate the contribution of education to forming a more critical subjectivity. The conclusion of this research is that considering the instrumentalization of the formative processes which are dominant in the late capitalism it becomes extraordinarily necessary to develop an education founded in the affirmation of the subject s autonomy, a greater emphasis into the moments which potentially let us see an emancipatory education.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectFormação humanapor
dc.subjectEducação e integração do indivíduopor
dc.subjectEducação e autonomia do sujeitopor
dc.titleA escola na empresa: considerações sobre a formação do trabalhador.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mesquita, Maria Alice Nassif de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796127T7por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar um programa empresarial de escolarização de trabalhadores desenvolvido durante a década de 90, no contexto das novas formas de organização do processo de produção e de trabalho que caracterizam a empresa integrada e flexível. Pretende identificar, a partir do discurso dos trabalhadores, as motivações, os interesses e os resultados relacionados à formação escolar. Nesta perspectiva, procura responder à seguinte questão: esta modalidade específica de educação escolar contribui para a formação de um sujeito mais crítico, ao ampliar as possibilidades de compreensão e de contraposição às inúmeras formas de exploração e de dominação vigentes na sociedade capitalista, ou colabora de forma unilateral para o ajustamento e para a integração destes trabalhadores à realidade produtiva e social? Esta pesquisa parte da hipótese de que o processo de escolarização dos trabalhadores se desenvolve de forma complexa e contraditória, uma vez que a educação escolar não permanece circunscrita aos interesses restritos do capital, à dimensão da adaptação destes indivíduos ao processo produtivo e à dinâmica social, mas propicia também a constituição de um pensamento mais crítico e menos identificado com o sistema dominante. A coleta dos dados desta pesquisa foi realizada a partir de um questionário e de uma entrevista semi-estruturada. Estes instrumentos foram destinados a trabalhadores que participaram de um programa de escolarização desenvolvido em uma empresa transnacional, situada em Valinhos-SP. A análise dos dados permite verificar a prevalência da funcionalidade da educação para o capital, uma vez que os conhecimentos escolares tendem a favorecer o desempenho dos trabalhadores na atividade produtiva e nos cursos de treinamento técnicos e comportamentais. Por outro lado, a análise possibilita detectar alguns elementos que indicam a contribuição da educação escolar para a formação de uma subjetividade mais crítica. A pesquisa conclui que, face à instrumentalização dos processos formativos que impera no capitalismo tardio, torna-se imprescindível, para o desenvolvimento de uma educação fundamentada na afirmação da autonomia do sujeito, uma maior ênfase sobre os momentos que potencialmente vislumbram uma formação emancipatória.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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