Show simple item record

dc.contributor.authorDuarte, Camila Tanure
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:52Z
dc.date.available2015-03-17
dc.date.available2016-06-02T19:39:52Z
dc.date.issued2015-02-26
dc.identifier.citationDUARTE, Camila Tanure. Relações educativas no brincar na educação infantil e no ensino fundamental: construção de identidades e autonomia em crianças. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2750
dc.description.abstractThis search focused the relations between children-children and children-teacher in the plays performed in a Kinder Garden group and other in the first year of the Basic Education. The members were seventeen kids from one Kinder Garden group were about five years old and twenty five kids in the first year of the Basic Education were six years old average, in addition to their teachers. The search objective was indentify, describe, analyze and reflect who the relations between children-children and childrenteacher in the plays contribute or not for the identities and autonomy construction. The search question was who the relations between children-children and children-teachers contribute or not for the children‟s identities and autonomy construction? The methodological way sought foundation in qualitative approach of search (BOGDAN; BIKLEN, 1994). The data collection was made from the participant observation of the children groups‟ routine with written records in diaries and photographs. The data analysis reveals that children interpret papers and share Knowledge about the genres female and male to construction their identities in the relations between childrenchildren in the plays. The search also points that in the relations between childrenchildren their organized their self, create rules, choose plays, toys and partners and govern their own plays; in the relations between children-teacher, the teachers share with the kids the role of choices, routine and activities, to contribute for the children‟s autonomy construction.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectJogos e brincadeiraspor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectPlayseng
dc.subjectEducational relationseng
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectAutonomyeng
dc.titleRelações educativas no brincar na educação infantil e no ensino fundamental: construção de identidades e autonomia em criançaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alves, Fernando Donizete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3812723309905378por
dc.description.resumoEsta pesquisa focalizou as relações criança-criança e criança-professora nas brincadeiras realizadas em uma turma de Educação Infantil e outra do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os sujeitos foram dezessete crianças de uma turma de Educação Infantil de, aproximadamente, cinco anos de idade e vinte e cinco crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental com seis anos de idade, em média, além de suas professoras. O objetivo da pesquisa foi identificar, descrever, analisar e refletir sobre como as relações criança-criança e criança-professora nas brincadeiras contribuem ou não para a construção das identidades e autonomia das crianças. A questão de pesquisa foi como as relações criança-criança e criança-professora contribuem ou não para a construção das identidades e autonomia das crianças? O caminho metodológico buscou fundamento no campo da abordagem qualitativa de pesquisa (BOGDAN; BIKLEN, 1994). A coleta de dados foi feita a partir da observação participante da rotina dos grupos de crianças com registros escritos em diários de campo e fotográficos. A análise dos dados revela que nas relações criança-criança nas brincadeiras, elas interpretam papéis e compartilham conhecimentos sobre os gêneros feminino e masculino ao construírem suas identidades. Também aponta que nas relações criança-criança as mesmas organizam-se, criam regras, escolhem brincadeiras, brinquedos e parceiros e governam suas próprias brincadeiras; nas relações criança-professora, as docentes compartilham com as crianças o protagonismo das escolhas, da rotina e das atividades, ao contribuir para a construção da autonomia das crianças.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9815339060948760por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record