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dc.contributor.authorCosta, Sidiney Alves
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:57Z
dc.date.available2005-07-21
dc.date.available2016-06-02T19:39:57Z
dc.date.issued2002-11-18
dc.identifier.citationCOSTA, Sidiney Alves. Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo.. 2002. 223 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2777
dc.description.abstractThe present research studies the fight for the land that caused the space (espacialização) and the territory (territorialização) of MST and construction of its agrarian reform project. In this time, MST had a special care about Education. So, this research s themes are Landless Rural Workers Movement (MST) and Education. It is a study about the manner how the movement engaged in the history of fight for the land and MST s trajectory in it, as well as MST makes a junction with Brazilian Education History, mainly rural education which results in the tentative in introduce its Pedagogic Proposal, called MST s Pedagogic Proposal (Proposta Pedagógica do MST). So, this research studies pedagogic systematizations by the movement to start by its educational experiences in encampments and settlements of Brazil. In special, this work searches to understand difficulties about space of educational experiences in settlements of State of Sao Paulo (Estado de São Paulo), as well MST s pedagogic contributions to Brazilian Education, mainly schools of agrarian reform settlements.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectMovimento dos sem-terrapor
dc.subjectProposta pedagógicapor
dc.subjectAssentamentos ruraispor
dc.subjectEscolas ruraispor
dc.titleOs sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Minto, Cesar Augusto
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado aborda a forma específica de luta pela terra que deu origem à espacialização e à territorialização do MST e à construção de seu projeto de reforma agrária, efetuando um recorte especial para a questão educacional. Neste sentido, a pesquisa tem como eixos as temáticas Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST e Educação. Privilegia o modo como o movimento ocupou-se da história da luta pela terra e de seu percurso nesta e as conjuga com a história da educação brasileira, principalmente com a educação rural, o que resulta na tentativa de implantar a sua proposta pedagógica, denominada Proposta Pedagógica do MST. Estuda, assim, as sistematizações pedagógicas feitas pelo movimento, a partir de suas experiências educacionais nos acampamentos e assentamentos do Brasil. Em especial, busca compreender as dificuldades de espacialização das experiências educacionais em assentamentos do Estado de São Paulo, bem como as contribuições pedagógicas do MST à educação brasileira, notadamente às escolas do meio rural e às escolas dos assentamentos de reforma agrária.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpor


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