Show simple item record

dc.contributor.authorChichaveke, Ester
dc.date.accessioned2016-06-02T19:42:34Z
dc.date.available2015-10-05
dc.date.available2016-06-02T19:42:34Z
dc.date.issued2015-02-26
dc.identifier.citationCHICHAVEKE, Ester. As tendências educativas e aspectos legais da supervisão presentes nos termos de visita da diretoria de ensino de Itapetininga: 1960 a 2000. 2015. 261 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2808
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the presence of educational tendencies and the national and state law effect that permeated the teaching supervision action of the School Board of Itapetininga's region between 1960 and 2000. This elements were collated with the supervisor practice, with the analysis results of the files of the terms of business, made by the own supervisors, because of the periodic visits to the schools. To develop the research, we advocate to problematize how the educational tendencies and the legal assumptions emerged in the education supervision practice, owing to the disclosures organized in the file of the terms of business, and by these information as primary source where we try to recover and understand the supervisory action profile and its reverberation in the school environment. We use the bibliographic review as research method, that subsidized the discussions through the way, limits and perspectives of the supervisory action in the light of the educational tendencies who influenced this action and the legal devices who promoted it, beyond the documental research, which focalized the terms of business analysis as a repository of the supervisory actions and experiences. The final considerations and results allege that: the education supervision constitutes and was promoted in the center of the legal rights who determined and characterized it, so the legal constitutives subsidized and defined, fundamentally, the supervisory styles and actions, delimiting competences, powers and tasks that should be fulfilled by the regulatory obligations: the education tendencies studied were present in the terms of business during the four decades of research some praviling, others more scattered; the files demonstrated that the non-critic aproach assumptions but the traditional and technicist prevailed in the supervision job along this researched four decades.eng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsupervisão escolar Itapetininga (SP)por
dc.subjectensino legislação - Brasilpor
dc.subjectescolas organização e administração Itapetininga (SP)por
dc.subjectsupervisão de ensinopor
dc.subjecttermos de visitapor
dc.subjectlegislação educacionalpor
dc.subjecttendências educativaspor
dc.subjecteducational supervisioneng
dc.subjectterms of businesseng
dc.subjecteducational legislationeng
dc.subjecteducational trendseng
dc.titleAs tendências educativas e aspectos legais da supervisão presentes nos termos de visita da diretoria de ensino de Itapetininga: 1960 a 2000por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Marcos Francisco
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4515924584428591por
dc.contributor.referee1Sandano, Wilson
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9183059530185591por
dc.contributor.referee2Varani, Adriana
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971233303849752por
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou investigar a presença das tendências educativas e efeitos das legislações federal e estadual que permearam a atuação da supervisão de ensino da Diretoria de Ensino - Região de Itapetininga entre os anos de 1960 a 2000. Esses elementos foram cotejados com a prática supervisora, mediante os resultados da análise dos registros dos Termos de Visita, lavrados pelos próprios supervisores, por ocasião das periódicas visitas às unidades escolares. Para desenvolver a pesquisa, preconizamos problematizar como as tendências educativas e as premissas legais apareceram na prática da supervisão de ensino, tendo em vista as revelações dispostas nos registros dos Termos de Visita, sendo estes escolhidos como fontes primárias pelas quais buscamos recuperar e compreender o perfil da ação supervisora e a correspondente repercussão em âmbito escolar. Empregamos como método de investigação a revisão bibliográfica, que subsidiou as discussões que perpassam pela trajetória, limites e perspectivas da ação supervisora à luz das tendências educativas que a influenciaram e dos dispositivos legais que a promoveram, além da pesquisa documental, que focalizou a análise dos Termos de Visita como repositórios das vivências e atuações supervisoras. Das considerações e resultados finais antecipamos algumas, quais sejam: a supervisão de ensino constituiu-se e foi promovida no bojo dos dispositivos legais que a determinaram e a caracterizaram, de modo que os constitutivos legais subsidiaram e definiram, fundamentalmente, os estilos e atuações supervisivas, delimitando competências, atribuições e incumbências que deveriam ser cumpridas diante das obrigações regulamentadas; as tendências educativas estudadas se fizeram presentes nos Termos de Visita durante as quatro décadas da pesquisa - umas prevalecentes, outras mais esparsas; os registros demonstraram que as premissas das abordagens não-críticas prioritariamente, a tradicional e a tecnicista - prevaleceram no serviço de supervisão ao longo das quatro décadas pesquisadas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8132011960040214por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record