dc.contributor.author | Silva, Carlos Eduardo da | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:42:35Z | |
dc.date.available | 2015-10-13 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:42:35Z | |
dc.date.issued | 2015-02-27 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Carlos Eduardo da. Rural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participation. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2812 | |
dc.description.abstract | This reseach approaches the Rural Education area by testimonials of educators and militants, as well as cartographies by three routes: approximation, recognition e sharing, experienced by a composite between the community which live and work in the rural settlements territories, known as Agrovilas . Starting at this point the school E.M Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , at Itapeva/SP, the investigation gathers possibilities of pedagogical action on rural schools, recognized on its respective school training perspective and immersions on non-scholar environments, but equally educative. The results allowed to put on evidence that the way of working of the militant teacher, is related with the experiences that the school sees itself in the countryside and how the countryside gets in the school to compose together an equilibrium between systematized and non-systematized ways of education. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação do campo | por |
dc.subject | cartografia | por |
dc.subject | prática docente | por |
dc.subject | movimentos sociais | por |
dc.subject | educação rural | por |
dc.subject | movimentos sociais - educação | por |
dc.subject | prática de
ensino | por |
dc.subject | rural education | eng |
dc.subject | cartography | eng |
dc.subject | educational practice | eng |
dc.subject | social movements | eng |
dc.title | Educação do campo e memória social: percursos, afetos e paisagens possíveis na (res)significação da participação comunidade-escola | por |
dc.title.alternative | Rural education and social memory: routes, possible affects and landscapes in the (re)significance of community-school participation | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Teresa Mary Pires de Castro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0960053614310334 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9339578170693084 | por |
dc.contributor.referee2 | Lima, Grácia Lopes | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1115130474238802 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a Educação do Campo a partir de depoimentos de educadores e militantes, assim como de cartografias de três percursos: aproximação, reconhecimento e compartilhamento, experenciados de forma compósita entre a comunidade que vive e trabalha nos territórios dos assentamentos, conhecido como Agrovilas . Tendo como ponto de partida o espaço escolar E.M. Terezinha de Moura Rodrigues Gomes , em Itapeva/SP, a investigação reúne possibilidades de ação pedagógica nas escolas do campo reconhecidas naperspectiva formativa escolar e imersões em ambientes não-escolares, mas igualmente educadores. Os resultados permitiram evidenciar que a forma de atuar doeducador militante, está relacionada às experiências em que a escola se vê no campo e o campo adentra a escola para comporem juntos o equilíbrio entre as formas sistematizadas e assistematizadas de educar. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | - | por |