Show simple item record

dc.contributor.authorAraújo, Tiago Antônio de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:42:35Z
dc.date.available2015-10-13
dc.date.available2016-06-02T19:42:35Z
dc.date.issued2014-08-19
dc.identifier.citationARAÚJO, Tiago Antônio de. A relação gestão escolar e trabalho docente: estudo de caso numa escola municipal de Votorantim/SP.. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2814
dc.description.abstractIn this work we present a qualitative study conducted in a municipal elementary school located in the city of Votorantim (SP). Informants participated in the survey as the team manager (director and education coordinator) and four teachers who teach in the early grades of elementary school. The main objectives of the research were: to determine whether the educational activities of the management team interfere in teaching developed in the studied school, see how the management team has been trying to implement improvements in the educational processes, and also the principles of a democratic management are used by the management team on ways to manage and organize the school. As an instrument of data collection, semistructured interviews, participant observation of the context of the subject and document analysis of school records were made. The data obtained in the investigative process were organized into categories for analysis, according to the research questions previously developed. As a result, it is concluded that the school management team seeks to engage democratically with the community, teachers, staff and students, so that its action seeks to collaborate with the teaching work, given the participatory work with teachers, in which subjects and anxieties brought on the context of the classroom are discussed and referrals are collectively determined.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectOrganização escolar e trabalho docentepor
dc.subjectEscolas organização e administração Votorantim (SP)por
dc.subjectDemocratização da educaçãopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool organization and teachingeng
dc.titleA relação gestão escolar e trabalho docente: estudo de caso numa escola municipal de Votorantim/SP.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Fabrício do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3496410597486943por
dc.contributor.referee1Nogueira, Eliete Jussara
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6088236482148682por
dc.contributor.referee2Conti, Celso Luiz Aparecido
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6967887143687279por
dc.contributor.referee3Varani, Adriana
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971233303849752por
dc.description.resumoNeste trabalho apresento uma pesquisa qualitativa realizada numa escola municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Votorantim (SP). Participaram da pesquisa como informantes a equipe gestora (diretora e coordenadora pedagógica) e quatro professoras que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos principais da pesquisa foram: verificar se as ações educativas da equipe gestora interferem no trabalho docente desenvolvido na escola estudada, verificar como a equipe gestora vem buscando implementar melhorias nos processos educativos e, ainda, se os princípios de uma gestão democrática são utilizados pela equipe gestora nas formas de gerir e organizar a escola. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante do contexto dos sujeitos e análise documental dos registros escolares. Como resultado, conclui-se que a equipe gestora da escola procura atuar democraticamente junto à comunidade, professores, funcionários e alunos, de modo que sua atuação procura colaborar com o trabalho docente, haja vista o trabalho participativo realizado com as professoras, em que temas e inquietações trazidos do contexto da sala de aula são discutidos e os encaminhamentos são decididos coletivamente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5810317013662335por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record