Show simple item record

dc.contributor.authorScopinho, Raquel Albano
dc.date.accessioned2016-06-02T20:24:02Z
dc.date.available2014-09-09
dc.date.available2016-06-02T20:24:02Z
dc.date.issued2014-03-14
dc.identifier.citationSCOPINHO, Raquel Albano. Crenças e motivação em contexto de língua estrangeira para a terceira idade: subsídios para o desenvolvimento de competências do professor. 2014. 245 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5639
dc.description.abstractThe teaching-learning process of a foreign language for the Third Age is a theme that demands attention and has been little explored. Through the investigation of beliefs and motivational aspects in such a context, we intend to provide subsidies for the development of teachers competences, especially the ones who are involved with the referred public. By having in mind that this issue demands knowledge of the real changes that occur during the process of ageing, we have sought support in the fields of Gerontology, Sociology, Psychology and Applied Linguistics itself. The theoretical framework of this thesis was based upon Neri (1991, 1993, 1995, 2000), for the issues related to the Third Age; Dörnyei (1994, 2001, 2005), for the motivational aspects; Barcelos (2001, 2004), for the beliefs, and Almeida Filho (2002, 2005, 2012), for the competences. The research was developed through several instruments such as questionnaires, interviews and self-reports, which involved 110 participants. The analyzed data show us some aspects to be considered in the conduction of the teaching-learning process. We have to consider the single characteristics of the Third Age public, so that we can be aware of the benefits of a social and cognitively exciting environment for the development and maintenance of the elderly physical and mental capacities. However, to achieve this awareness, it is necessary to overcome some possible stereotyped and prejudiced ideas or images of the old people and the old age that are current in society, especially when it refers to the beliefs that old people are not able to acquire a foreign language, that while getting older, we start losing memory gradually and that the elderly do not feel motivated to the acquisition of knowledge or the acquisition of another language anymore.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectTerceira idadepor
dc.subjectCrençapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectThird ageeng
dc.subjectForeign languageeng
dc.subjectBeliefeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectCompetenceseng
dc.titleCrenças e motivação em contexto de língua estrangeira para a terceira idade: subsídios para o desenvolvimento de competências do professorpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Viana, Nelson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6252579012192711por
dc.description.resumoO processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira para a terceira idade é um tema que demanda atenção e que tem sido pouco explorado. Por meio da investigação de crenças e dos aspectos motivacionais em tal contexto, visamos fornecer subsídios para o desenvolvimento de competências de professores envolvidos com o referido público. Tendo em mente que essa questão demanda conhecimento das reais alterações que ocorrem durante o processo de envelhecimento, buscamos suporte nas áreas da Gerontologia, Sociologia, Psicologia, além da Linguística Aplicada. Os pilares teóricos desta tese foram tiveram sustentação em trabalhos realizados por Neri (1991, 1993, 1995, 2000), para as questões referentes à terceira idade, Dörnyei (1994, 2001, 2005), para os aspectos motivacionais, Barcelos (2001, 2004), para as crenças, e Almeida Filho (2002, 2005, 2012), para as competências. A pesquisa se desenvolveu por meio de vários instrumentos como questionários, entrevistas e autorrelatos, os quais envolveram 110 participantes. Os dados analisados nos revelam alguns aspectos a serem considerados na condução do processo de ensino e aprendizagem. Temos que considerar as características peculiares do público da terceira idade, cientes dos benefícios de um ambiente social e cognitivamente estimulante para o desenvolvimento e manutenção das capacidades físicas e mentais do idoso. Porém, para isso, é necessário superar possíveis ideias ou imagens estereotipadas e preconceituosas do velho e da velhice vigentes na sociedade, principalmente quando se refere às crenças de que o velho não é mais capaz de adquirir uma língua estrangeira, e que ao envelhecermos, vamos gradativamente perdendo a memória e que o idoso não se sente mais motivado à aquisição de conhecimentos ou à aquisição de uma outra língua.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8317696376557854por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record