Mostrar el registro sencillo del ítem
O efeito retroativo do Celpe-Bras na cultura de aprender de candidatos ao exame
dc.contributor.author | Silva, Ricardo Moutinho Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:24:59Z | |
dc.date.available | 2007-11-13 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:24:59Z | |
dc.date.issued | 2006-12-11 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Ricardo Moutinho Rodrigues da. O efeito retroativo do Celpe-Bras na cultura de aprender de candidatos ao exame.. 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5651 | |
dc.description.abstract | The washback effect of an assessment is a redirecting element not only on teaching and learning process, but on most student s and teacher s actions, manners, beliefs and perceptions inside and outside the classroom, influencing the values in a society in which a certain educational system is used. For this reason, investigating the impacts of an assessment means taking into consideration the possible variables that go through the teaching/learning context, present in the learning culture of an individual. The proficiency test in Portuguese Language Celpe-Bras, developed and applied by Brazil Education Ministry, has a different proposal from the adopted one in other proficiency tests. The Celpe-Bras, a communicative approach test, assesses proficiency through tasks that look like real communication situations. The aim of this work is to analyze the effects of this test in the learning culture of four applicants to the exam, showing the possible changes observed in their beliefs, actions, manners and perceptions about the test in three different moments: before the first contact with the exam, after the first contact with it (preparation phase) and after its carrying out. The data of this research are constituted by thirteen interviews conducted with selected applicants. From these interviews, twenty two excerpts were used in the analysis. Through the results, we expect to contribute with a relevant analysis about the learning culture of the applicants who have subscribed to this exam for the first time. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua estrangeira - ensino | por |
dc.subject | Língua estrangeira - avaliação | por |
dc.subject | Cultura de aprender | por |
dc.subject | Efeito retroativo | por |
dc.subject | Português Língua Estrangeira (PLE) | por |
dc.subject | Exame Celpe-Bras | por |
dc.title | O efeito retroativo do Celpe-Bras na cultura de aprender de candidatos ao exame | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Viana, Nelson | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6252579012192711 | por |
dc.description.resumo | O efeito retroativo de uma avaliação é um elemento redirecionador, não apenas no processo de ensino/aprendizagem, mas também na maioria das ações, maneiras, crenças e percepções de alunos e de professores dentro e fora da sala de aula, que influencia nos valores de uma certa sociedade, na qual um determinado sistema educacional é usado. Por isso, investigar os impactos de uma avaliação significa levar em consideração as possíveis variáveis que permeiam o contexto de ensino/aprendizagem, presentes na cultura de aprender do indivíduo. O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, Celpe-Bras, desenvolvido e aplicado pelo Ministério da Educação do Brasil, apresenta uma proposta de avaliação diferente da adotada por outros exames de proficiência. De natureza comunicativa, o Celpe-Bras avalia a proficiência na língua portuguesa por meio de tarefas que se assemelham a situações reais de comunicação. O objetivo deste trabalho é analisar os impactos desse teste na cultura de aprender de quatro candidatos ao exame, apontando as possíveis mudanças observadas em suas crenças, ações, maneiras e percepções sobre o teste em três diferentes momentos: antes do primeiro contato com o exame, após o primeiro contato com o exame (fase de preparação) e após a realização do mesmo. O corpus desta pesquisa é constituído de treze entrevistas com os candidatos selecionados, das quais foram retirados vinte e dois excertos para análise. Por meio dos resultados, espera-se contribuir para uma análise relevante sobre a cultura de aprender de candidatos que se submetem a essa avaliação pela primeira vez. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9865473 | por |