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dc.contributor.authorMoraes, Milena Borges de
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:04Z
dc.date.available2009-12-14
dc.date.available2016-06-02T20:25:04Z
dc.date.issued2009-11-24
dc.identifier.citationMORAES, Milena Borges de. Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si : um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5678
dc.description.abstractOur research aims to analyze the discursive construction of ethos in the discourse of the indigenous teacher, seeking to understand how discursive practices historically stereotyped by non-Indian determine the images, the ethos that the subject "Indian" professor constructs himself in the discourse intended for educational training indigenous trainers. We work with the hypothesis that the discourses produced by the indigenous teachers textbook for training of Indian students, the Other constituent of his speech is his pocket, his neighbor, on the contrary is non-Indian who live a conflicted relationship since that the Portuguese landed in American continent in 1500. From this perspective, we take as theoretical and methodological discourse analysis of French oriented, highly nuanced by pecheuxtianos and maingueneanos tones. The empirical corpus mobilized for this research consists of the book O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje (The Brazilian Indian: what you need to know about indigenous peoples in Brazil today) volume 12, which includes the series Vias dos Saberes (Ways of Knowledge) Coleção Educação para Todos (Collection Education for All), written by the Indian Baniwa whose goal to provide subsidies for training of indigenous students in undergraduate courses in intercultural level. Our analysis indicates that the image of discursive enunciator / Indian is a militant and his discourse is overlapped by the discourse of the non-Indian in a relation conflicting and nomad.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectCena enunciativapor
dc.subjectEthospor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectEnunciative sceneseng
dc.subjectEthoseng
dc.subjectMemoryeng
dc.titleDiscurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Baronas, Roberto Leiser
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4613001301744682por
dc.description.resumoNossa pesquisa tem como objetivo analisar discursivamente a construção do ethos no discurso do professor indígena, buscando compreender em que medida práticas discursivas historicamente estereotipadas pelo não-índio determinam as imagens, que o sujeito enunciador índio professor constrói de si nos discursos didáticos destinados à formação de formadores indígenas. Trabalhamos com a hipótese de que nos discursos produzidos pelo professor indígena, em livro didático para formação dos estudantes indígenas, o Outro constitutivo de sua fala é o seu par, seu semelhante, pelo contrário é o não-índio com quem vive uma relação conflitante desde que os portugueses desembarcaram no continente americano em 1500. Nessa perspectiva, tomamos como enfoque teórico-metodológico a Análise de Discurso de orientação francesa, fortemente matizada com tons pecheutianos e maingueneanos. O corpus empírico mobilizado para essa pesquisa é constituído pelo livro O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje (2006), volume 12, que integra a série Vias dos Saberes Coleção Educação Para Todos, escrito por Gersem Luciano, professor-pesquisador que pertence à etnia Baniwa. O objetivo do livro é fornecer subsídios à formação dos estudantes indígenas em cursos de licenciaturas interculturais de nível superior. Nossa análise indica que a imagem discursiva do enunciador/índio é de um militante e o seu discurso está imbricado com o discurso do nãoíndio numa relação conflituosa e nômade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9079797912339030por


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