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dc.contributor.authorGomes, Glaucia Regina
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:04Z
dc.date.available2010-01-07
dc.date.available2016-06-02T20:25:04Z
dc.date.issued2009-12-02
dc.identifier.citationGOMES, Glaucia Regina. Letramento e identidade : a apropriação de gêneros argumentativos na escola com a mediação do livro didático. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5680
dc.description.abstractOur research proposal has as its main issue the identity transformation of the student from the appropriation of certain kinds of speech in school. According to Meurer (2005), is through the genres that the subject establishes his identity, as it appropriates different discourses. The PCN (national curriculum) Portuguese Language (Brasil, 1997) points to the importance of addressing the genres that characterize the public uses of language, in which the student is projected in social practices, thus establishing its identity, toward autonomy. However, we observed through the teaching practice, students mostly do not have sufficient knowledge and experience about the social practices of literacy (Kleiman, 2007), which involve certain genres. For Bakhtin (2000), the genders are relatively stable types of utterances that are linked to typical situations of the media. In line with the concept of Bakhtin, Schneuwly (2004) considers gender as a tool, which the subject is used to appropriate the language in this social reality. However, education fails because the student does not see the sense in the production of speech based on models that are not linked to their social practice and therefore do not express their identity. We developed a qualitative and interpretive in a private school education of the city of São Carlos, with students from a class of seventh grade. Ascertain the difficulty in the production of argumentative texts, because the student is not identified in the production of these and, therefore, finds it difficult to grasp them. Based on these findings, we analyzed the data, based on some theoretical aspects of online research Fairclough (2003) which implies certain notions of ideology and power of different conceptions of identity (Hall, 2005) and new literacies Gee (2004). Thus, our work aims to contribute reflections on the teaching and learning of the language and the pedagogical exploitation of genres for the development of new teaching methodologies. Therefore, we will discuss genres as instruments whose appropriation by the subject allows for the transformation, construction and constitution of its identity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguística aplicadapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectGendereng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleLetramento e identidade: a apropriação de gêneros argumentativos na escola com a mediação do livro didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Sílvia Cintra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9241992645160356por
dc.description.resumoNossa proposta de investigação tem como principal questão a transformação de identidade do estudante a partir da apropriação de determinados gêneros do discurso na escola. Segundo Meurer (2005), é por meio dos gêneros que o sujeito estabelece sua identidade, à medida que se apropria de diferentes discursos. O PCN de Língua Portuguesa (Brasil, 1997) aponta para a importância de se tratar dos gêneros que caracterizem os usos públicos de linguagem, em que o aluno se projete em práticas sociais, estabelecendo, assim, sua identidade, em direção a sua autonomia. Entretanto, observamos, por meio da prática docente, que os alunos, em sua maioria, não possuem conhecimentos e vivência suficientes acerca das práticas sociais de letramento (Kleiman, 2007), que envolvem determinados gêneros discursivos. Para Bakhtin (2000), os gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciados que estão vinculados a situações típicas de comunicação social. Na linha da concepção de Bakhtin, Schneuwly (2004) considera o gênero como um instrumento, do qual o sujeito se utiliza para se apropriar da linguagem presente em sua realidade social. No entanto, o ensino falha, pois o aluno não vê sentido na produção de discursos baseados em modelos que não se articulam a sua prática social e, conseqüentemente, não expressam sua identidade. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e interpretativista em uma escola da rede privada de ensino da cidade de São Carlos, com alunos de uma classe de sétima série. Averiguamos a dificuldade na produção de textos argumentativos, pois o aluno não se identifica na produção destes e, por essa razão, tem dificuldade de se apropriar deles. A partir dessas constatações, fizemos uma análise dos dados obtidos, partindo de alguns aspectos da linha teórica de pesquisa de Fairclough (2003), que implica certas noções de ideologia e poder, de diferentes concepções de identidade (Hall, 2005) e dos Estudos do Letramentos (Gee, 2004). Desse modo, nosso trabalho pretende contribuir com reflexões acerca do ensino e aprendizagem da língua materna e da exploração pedagógica dos gêneros discursivos para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Por isso, trataremos dos gêneros como instrumentos cuja apropriação pelo sujeito possibilita a transformação, construção e constituição de sua identidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5742553254564339por


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