Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTerenzi, Daniela
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:05Z
dc.date.available2010-04-26
dc.date.available2016-06-02T20:25:05Z
dc.date.issued2009-11-23
dc.identifier.citationTERENZI, Daniela. Ensino de gramática como habilidade : efeitos perceptíveis na acuidade da produção linguística de jovens aprendizes de língua inglesa. 2009. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5687
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of an investigation that aimed at verifying the effects of teaching-learning grammar as skill on accuracy of young learners attending a course based on four different themes. Besides being thematic, the course design followed the grammar as skill approach and theory to guide the activities and the development of the classes. Based on qualitative data analysis, we present the results of our study, which reveal students involvement and accuracy progress when exposed to meaning-focused formal language studies. Students proved able to notice language aspects, structure and use them in verisimilar contexts, specially concerning grammatical and linguistic aspects that had been focused in classes. We have based our discussion and pedagogical activity design mainly on Batstone (1994) and Larsen-Freeman (2004). The activities proposed in the course that has served as the context for data collection are available at the appendix section of this dissertation. Our research is likely to contribute with the discussion considering the role of grammar teaching in classrooms as well as to provide professionals in the area with a better comprehension of this contemporary approach, which has not been widely investigated yet.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesa - ensino e aprendizagempor
dc.subjectGramáticapor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectAcuidade linguísticapor
dc.titleEnsino de gramática como habilidade : efeitos perceptíveis na acuidade da produção linguística de jovens aprendizes de língua inglesapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Augusto-Navarro, Eliane Hercules
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716027350340906por
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta os resultados de um estudo sobre os efeitos perceptíveis na acuidade de jovens aprendizes inseridos em um curso baseado em temas, no qual adotamos a proposta de gramática como habilidade como norteadora do desenvolvimento das aulas e das atividades. Conseguimos apontar, por meio da análise dos dados coletados, as principais características do ensino-aprendizagem da língua inglesa no contexto mencionado. Os participantes revelaram envolvimento com o curso e desenvolvimento satisfatório da acuidade linguística a partir da proposta que combina o estudo formal da língua a partir de atividades pedagógicas que detêm foco principal no sentido. Pautando-nos principalmente nas discussões teóricas de Batstone (1994) e Larsen-Freeman (2004), desenvolvemos as atividades, apresentadas nos apêndices deste trabalho, registramos as produções escritas e orais dos participantes e analisamos a acuidade dessas em relação à forma padrão da língua. Verificamos, assim, que os aprendizes foram capazes de perceber, estruturar e utilizar em contexto verossímil a gramática e os aspectos linguísticos trabalhados durante o curso proposto. Consideramos que este trabalho pode contribuir para as discussões sobre os efeitos do ensino de gramática em salas de aula de línguas, bem como auxiliar profissionais da área no desenvolvimento de uma melhor compreensão dessa proposta contemporânea, e ainda pouco investigada, de foco na forma.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1793732479966869por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples