Show simple item record

dc.creatorBarizon, Talita
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:06Z
dc.date.available2010-10-27
dc.date.available2016-06-02T20:25:06Z
dc.date.issued2010-09-10
dc.identifier.citationBARIZON, Talita. Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5697
dc.description.abstractIn recent years, research on Portuguese as foreign language teaching and learning has been the recipient of great academic interest. This is due to several factors, such as the creation of international partnerships (MERCOSUL), easier mobility (tourism) and interest in Brazilian nature and natural products. Furthermore, Portuguese is the native language of more than 250 million speakers, which makes it the sixth most spoken native language in the world, and the third in the West. In this growing field of research, one prominent topic is educational materials, and more particularly educational books used for teaching Portuguese as foreign language. In this dissertation, educational books are considered a multimodal genre that is crucial in the teaching-learning process (which also involves teachers and students). Considering educational books multimodal/multi-semiotic character, we propose an analysis of the images/pictures/photographs portraying Brazilian people and land. Based on the images presented by educational books, this study s guiding question is: how are Brazilians and Brazil portrayed in Portuguese as foreign language educational books? Thus, the investigation is carried out as qualitative research, as it follows criteria of representativeness, not of probabilistic sampling.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPortuguês para estrangeirospor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectImagempor
dc.subjectEnsino - aprendizagempor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectAprendizagem de línguaspor
dc.subjectPortuguese as foreign languageeng
dc.subjectImages/pictureseng
dc.subjectEducational bookseng
dc.subjectLanguage learning and teachingeng
dc.titleFaces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeirospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5030878430187815por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1963319525306267por
dc.description.resumoAs pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Português para estrangeiros têm despertado grande interesse acadêmico nos últimos anos. Isso se deve a diversos fatores, entre eles: os acordos internacionais (entre eles, o MERCOSUL), a facilidade de acesso e deslocamento (turismo) e o interesse nas belezas e produtos naturais brasileiros. Além disso, a Língua Portuguesa conta com mais de 250 milhões de falantes nativos, o que lhe dá o status de ser a sexta língua materna mais falada no mundo e a terceira língua mais falada no Ocidente. Neste crescente campo de pesquisa, inserem-se aquelas sobre material didático, mais especificamente o livro didático, utilizado nas aulas de português para falantes de outras línguas. Nesta dissertação, consideramos o livro didático um gênero multimodal de presença fundamental no processo de ensino e aprendizagem, no qual também se inserem alunos e professores. Diante desta característica multimodal/multissemiótica do livro didático, propõe-se neste trabalho analisar as imagens/gravuras/fotografias que retratam nosso povo e nosso país. Baseando-nos, portanto, nas imagens apresentadas pelos livros didáticos temos como pergunta norteadora deste estudo: de que forma o Brasil e os brasileiros são (re)tratados nas imagens dos livros didáticos de português para estrangeiros? Neste sentido, nossa investigação baseia-se na pesquisa de caráter investigativo-qualitativo, por obedecer a critérios de representatividade, não de amostra probabilística.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguísticapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record