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dc.contributor.authorPereira, Andreia Beatriz
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:11Z
dc.date.available2011-11-07
dc.date.available2016-06-02T20:25:11Z
dc.date.issued2011-06-30
dc.identifier.citationPEREIRA, Andreia Beatriz. Imagens da pedofilia: uma leitura discursiva sobre os textos midiáticos. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5727
dc.description.abstractThe aim of this master's research is to understand the contemporary discourses on the subject of child sexual abuse. Building on the conceptual assumptions of Discourse Analysis, especially those developed by the French linguist Dominique Maingueneau, we try to understand the Discursive Formation constitution through texts of different genres and media. With the theoretical framework of the French linguist, was possible to follow some of the theoretical and methodological paths that led us to develop the desired study. Among these contributions, it is the concept of Constitutional Discourse, as it was the one in which self-legitimation and others ways of legitimation among discourses occur in the position by displacement and registration of their speakers in their act of stating this type of discourse. Besides, we mobilized the notion of Topic Discourse as one that can not give yourself a purpose of validation, constantly used in another discourses in order to legitimize itself, including the constituents. But the Non- Topic Discourse (Atopic) is the discourse without place, something on the order of the Paratopy (which belongs to the social space, but denies it), in which the production and circulation tend to be most often impassable. Although there is similarity in the way of belonging, it seems that, for this author, is more likely to find the Topic and Paratopic Discourses together on one side and the Non-Topic (Atopic) Discourse into another, as if we erased the existence of these discourses was made it impossible inside the first textuality discursive with the other two. Equipped with these concepts, we develop a first time reading of the corpus, in which we try to find the types of discourses marks in the texts that comprise it. From this methodological procedure, we selected the corpus in question some texts from the years 2002 to 2008, which was composed mostly as to what Maingueneau identifies as a Topics Discourses, and in this corpus we try to find regularities through which the discourses and Non-Topic (Atopic) constituents could subscribe to this. The recovery process of the Component Discourse by Topic Discourse could then be through the citation of voices in positions of authority. It was also possible to note that the Non-Topic (Atopic) Discourse even being denied as a discourse , can be reflected in the Topic Discourse and to give their brands through the images. So, to answer these hypotheses, from a discursive look, constituted the focus of this dissertation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectPedofiliapor
dc.subjectFormação discursivapor
dc.subjectDiscurso constituintepor
dc.subjectPedophiliaeng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectDiscursive formationeng
dc.subjectConstituent discourseeng
dc.titleImagens da pedofilia: uma leitura discursiva sobre os textos midiáticospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Baronas, Roberto Leiser
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4613001301744682por
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado tem como objetivo compreender os discursos contemporâneos formados acerca da temática do abuso sexual infantil. Partindo dos pressupostos conceituais da Análise do Discurso, sobretudo os elaborados pelo linguista francês Dominique Maingueneau, buscamos compreender a constituição das Formações Discursivas por meio de textos de diferentes gêneros e suportes. Com os aportes teóricos do linguista francês, nós pudemos seguir alguns dos caminhos teórico- -metodológicos que nos conduziram a desenvolver o pretendido estudo. Entre esses aportes, encontra-se o conceito de Discurso Constituinte, como aquele em que autolegitimação e a heterolegitimação no interdiscurso se dão pelo posicionamento, deslocamento e inscrição de seus locutores em seu ato de enunciar nesse tipo de discurso. Além disso, mobilizamos a noção de Discurso Tópico como aquele que não consegue dar a si mesmo um efeito de validação, recorrendo constantemente a outros discursos para poder se legitimar, inclusive ao constituintes. Já o Discurso Atópico é o discurso sem lugar, algo da ordem paratópica (que pertence ao espaço social, mas o nega), em que a produção e a circulação tendem na maioria das vezes serem inter ditadas. Ainda que exista semelhança no modo de pertencimento, parece-nos que, para este autor, é mais provável encontrar os discursos tópico e paratópico juntos de um lado e o discurso atópico em um outro, como se a existência apagada destes discursos impossibilitasse a intertextualidade discursiva do primeiro com os outros dois. Tendo em mãos esses conceitos, procuramos desenvolver um primeiro momento de leitura do corpus, no qual tentamos encontrar marcas dos tipos de discursos nos textos que o compõem. A partir desse procedimento metodológico, selecionamos do corpus em questão alguns textos dos anos de 2002 a 2008, compostos na sua maioria ao que Maingueneau determinada como Discursos Tópicos, e procuramos encontrar por meio de quais regularidades os discursos constituintes e atópicos poderiam inscrever-se neste. O processo de recuperação do discurso constituinte (paratópico) pelo discurso tópico poderia, então, acontecer por meio da citação de vozes que ocupam lugares de autoridade. Também foi possível notar que o discurso atópico, mesmo sendo um discurso negado, pode se refletir no discurso tópico e suas marcas se dão por meio das imagens. Portanto, responder a essas hipóteses, a partir de um olhar discursivo, constituiu-se o enfoque desta dissertação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0648271921658968por


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