Show simple item record

dc.contributor.authorBarros, Solange Christiane Gonzalez
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:12Z
dc.date.available2012-01-31
dc.date.available2016-06-02T20:25:12Z
dc.date.issued2011-08-26
dc.identifier.citationBARROS, Solange Christiane Gonzalez. Processos linguísticos na produção de textos: mecanismos de qualificação e relações intersubjetivas. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5731
dc.description.abstractThis research intends to approach the language teaching and learning from an enunciative perspective based on the Theory of Predicative and Enunciative Operations from Antoine Culioli. Our theoretical option is due to the fact we take into consideration the relevance of working with the articulation between grammatical marks and text production/understanding. With the purpose of this achievement, we study the notion of qualification conveyed by different grammatical marks for which this role is traditionally ascribed. It is included, for example, adjectives, adjective locutions and adjective sentences. We are mainly interested in the processes of predication that involves this notion as we aim to show that these processes are evidences for intersubjectivity marks which uphold these productions of meaning. We also propose to demonstrate that this teaching approach for grammatical marks articulated with the semantic and discursive notions is a way to promote the linguistic and cognitive development in students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectEnunciaçãopor
dc.subjectEnsino - aprendizagem de línguaspor
dc.subjectLinguisticeng
dc.subjectEnunciationeng
dc.subjectLanguage teaching and learningeng
dc.titleProcessos linguísticos na produção de textos: mecanismos de qualificação e relações intersubjetivaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Onofre, Marilia Blundi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908382415301882por
dc.description.resumoEste estudo pretende abordar o ensino/aprendizagem de língua sob a ótica enunciativa, com base na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas de Antoine Culioli. A nossa opção teórica justifica-se à medida que consideramos a relevância de se trabalhar a articulação entre marcas gramaticais e produção/interpretação de texto. Para isso, estudamos a noção de qualificação veiculada por diferentes marcas gramaticais às quais, tradicionalmente, atribui-se esse papel. Incluem-se, por exemplo, os adjetivos, as locuções adjetivas, as orações adjetivas. Interessam-nos os processos de predicação que envolvem essa noção, uma vez que objetivamos mostrar que tais processos traduzem marcas de intersubjetividade que sustentam tais produções de significação. Pretende-se, ao mesmo tempo, mostrar que, a abordagem, no ensino, desses marcadores gramaticais articulados à noção semânticodiscursiva que veiculam é um caminho para se promover o desenvolvimento linguísticocognitivo nos alunos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3171777102805120por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record