Show simple item record

dc.contributor.authorFaquinelli, Jane
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:12Z
dc.date.available2012-01-31
dc.date.available2016-06-02T20:25:12Z
dc.date.issued2011-10-14
dc.identifier.citationFAQUINELLI, Jane. A leitura e a formação inicial de professores de espanhol. 2011. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5732
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio es conocer y comprender las concepciones de lectura presentes en los documentos oficiales que regulan y organizan la enseñanza secundaria y los cursos superiores de la carrera de profesorado en letras en Brasil (particularmente, el profesorado en lengua española), además de buscar qué relaciones existen entre las concepciones de lectura en estos documentos y las concepciones de lectura de los docentes formadores de profesores y de los estudiantes de profesorado. Para alcanzar tales objetivos, hemos analizado los documentos: (colocarlos en portugués, pues no hay traducción de ellos al español). Las concepciones de lectura de los participantes de la investigación se recogieron a través de cuestionarios respondidos por dos públicos: docentes del curso de profesorado en letras- español y estudiantes de último año del curso de profesorado en letras-español. Los datos demuestran que hay diferentes concepciones de lectura entre los documentos y los participantes de la investigación. Se nota que, a pesar de que los documentos presenten nuevas teorías sobre lectura, la implementación de ellas es bastante difícil una vez que en la propia formación docente no hay la práctica de tales teorías.spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectLíngua e linguagem - estudo e ensinopor
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.subjectEducação - formaçãopor
dc.subjectconcepções de leiturapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.subjectLengua españolaspa
dc.subjectLectura, Formación de profesoresspa
dc.titleA leitura e a formação inicial de professores de espanholpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9228036521343293por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo conhecer e entender as concepções de leitura presentes nos documentos oficiais que regulam e parametrizam os cursos superiores de Licenciatura em Letras no Brasil, em particular, a licenciatura em Língua Espanhola, e a relação existente entre as concepções de leitura presentes nesses documentos e as concepções de leitura de professores formadores e estudantes de Espanhol/Língua Estrangeira. Para alcançarmos nosso objetivo, analisamos os documentos: Resolução CNE/CP1, 18/02/2002; Resolução CNE/CP2, 19/02/2002; Resolução CNE/CES18, 13/03/2002; Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM/2006) capítulos: Conhecimentos de Línguas Estrangeiras e Conhecimentos de Espanhol; Projeto Pedagógico de Curso de uma Universidade brasileira. Após essa análise, contrastamos as concepções de leitura encontradas nesses documentos com as concepções de leitura dos participantes da pesquisa. As concepções desses participantes foram captadas por meio da aplicação de questionários a dois públicos distintos: professores formadores de espanhol e estudantes de Letras Espanhol/Língua Estrangeira de último período e/ou ano de curso. Os dados analisados demonstram que existem concepções diversas de leitura presentes nos documentos e também entre os participantes. O discurso sobre leitura parece estar mais condizente com as novas teorias sobre leitura, porém percebem-se dificuldades na aplicação dessas novas concepções de leitura no cotidiano acadêmico de formação de professores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4553628351570420por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record