Show simple item record

dc.contributor.authorGon, Laura Colli
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:15Z
dc.date.available2012-11-27
dc.date.available2016-06-02T20:25:15Z
dc.date.issued2012-04-24
dc.identifier.citationGON, Laura Colli. Discurso, política e infotainment : uma análise discursiva do CQC. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5750
dc.description.abstractNowadays the amount of academic researchers enrolled with Political and Social Sciences and also with Language Sciences is increasingly growing, which take political events as objects of reflection. However, there are few researches although they are increasing researches- that focus on the placement of these political events on television shows that are part of cyber culture. This study tries to cope with reflection on the placement of political events on the television show CQC (Custe o Que Custar), especially on the composition of its articulation with discursive scenography and with the cyber culture, especially on the study of the so called Infotainment (discourse produced by studying information and entertainment working together). In this investigation, we analyzed four programs shown on September and October of 2010, during the first round of presidential elections in Brazil. To make our goal, which is based on the comprehension of the corpus studied we seek shelter in the theoretical and methodological guidance of French Discourse Analysis especially on Dominique Maingueneau s studies, focusing on the author s ideas on the scene of enunciation : encompassing scene; generic scene and scenography. In addition to that, we also support this study on Oswald Ducrot s polyphonic theory. The methodological procedure is seeking and understanding the images that built the show s discursive scenography our focus is always guided by the interface between description and interpretation, explaining the regularities created by this object of study. We will start the research by discussing what previous studies had studied about the CQC as an object, this is followed by a discussion of the program as a discourse gender and, finally we discuss its discursive scenography s. The results of this study argue that the genre of discourse and historical events are two processes that work together towards the constitution of the interviews scenography from the television show CQC.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectCenografiapor
dc.subjectInfotainmentpor
dc.subjectGênero do discursopor
dc.subjectCQC (Programa de televisão)por
dc.subjectCenas da enunciaçãopor
dc.subjectScenes of Enunciationeng
dc.subjectInfotainmenteng
dc.subjectDiscourse Gendereng
dc.subjectCQCeng
dc.titleDiscurso, política e infotainment : uma análise discursiva do CQCpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Baronas, Roberto Leiser
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4613001301744682por
dc.description.resumoNa atualidade é crescente a quantidade de trabalhos acadêmicos nos campos das Ciências Políticas e Sociais e também nos das Ciências da Linguagem que tomam os acontecimentos políticos como objetos de reflexão. Entretanto, são poucos -embora sejam crescentes- os trabalhos que se debruçam sobre a circulação desses acontecimentos políticos nos programas televisivos que fazem parte da cibercultura. A cibercultura tem como objetivo levar a informação ao seu público de uma maneira rápida e fundamentada na liberdade de criação. Nosso trabalho de dissertação objetiva refletir sobre a circulação dos acontecimentos políticos no programa televisivo CQC (Custe o Que Custar), debruçando-nos, sobre a constituição de sua cenografia e articulação com o a cibercultura, principalmente ao que ela compreende como Infotainment (discurso produzido por meio do caminhar conjunto da informação e do entretenimento). Para nossa investigação, analisamos quatro programas, exibidos nos meses de setembro e outubro de 2010, período eleitoral no Brasil. Para dar conta desse objeto, buscamos guarida teórico-metodológica na Análise de Discurso de orientação francesa, principalmente nos estudos de Dominique Maingueneau, focando-nos nas ideias do autor sobre cena da enunciação: cena englobante; cena genérica e cenografia. Além disso, buscamos apoio na teoria polifônica de Oswald Ducrot. Enquanto procedimento metodológico, buscamos compreender as imagens que constituem a cenografia do programa CQC no batimento descrição/interpretação, explicitando as regularidades enunciativas da materialidade que compõe esse gênero de discurso. Desse modo, iniciamos discutindo os trabalhos que já tiveram o programa CQC como seu objeto de estudo, depois discorremos sobre a constituição do programa enquanto gênero de discurso e seu regime de genericidade e, por fim, a constituição de sua constituição cenográfica. As conclusões desse trabalho indicam que o gênero de discurso e os acontecimentos históricos são dois processos indissociáveis para a constituição da cenografia das entrevistas do programa televisivo CQC.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4192333755686587por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record