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dc.contributor.authorSantos, Hermes Talles dos
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:15Z
dc.date.available2012-12-13
dc.date.available2016-06-02T20:25:15Z
dc.date.issued2012-02-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5752
dc.description.abstractThe seminar, a discursive activity predominantly oral and a literacy practice, is a genre of discourse usually used in the academic community as a method of student assessment, which receives peculiar shapes, according to the area of knowledge that it takes place. In this context, first-year university students often participate in this activity intuitively. Based on the social-interactionist and socio-rhetorical language studies, and through qualitative research method we followed the oral presentations of new incoming undergraduate students, who belong to three distinct areas of knowledge (Agricultural Science, Exact Science and Humanities Science) of a public university in the State of São Paulo, with the purpose of examining how university students acquire the discursive seminar gender. By the analysis of audio and image recordings of the students‟ presentations, semi-structured interviews withteachers, field notes and journal, we concluded that students acquire this discursive activity based on oral presentations previously known or following other literacies practices presented in the academic context.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua e linguagem - estudo e ensinopor
dc.subjectGêneros discursivospor
dc.subjectSemináriospor
dc.subjectEnsino - aprendizagempor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectExposição oral, Ensino-aprendizagem de língua maternapor
dc.subjectContexto acadêmicopor
dc.subjectSpeech genreseng
dc.subjectSeminar, Oral presentationeng
dc.subjectPortuguese teaching and learningeng
dc.subjectUniversity settingeng
dc.titleO processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitáriopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Sílvia Cintra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9241992645160356por
dc.description.resumoO seminário, atividade discursiva preponderantemente oral e prática letrada, é um gênero do discurso usualmente empregado na comunidade acadêmica brasileira como método de avaliação estudantil e que assume formatos peculiares, de acordo com a área do saber em que se realiza. Nesse contexto, estudantes recém-ingressos na universidade muitas vezes participam dessa atividade de forma intuitiva. Com base nos estudos linguísticos sociointeracionistas e sociorretóricos, e por meio do método de pesquisa qualitativo acompanhamos apresentações expositivas de estudantes recém-ingressos na academia, pertencentes a três áreas distintas do saber (Ciências Agrárias, Exatas e Humanas) de uma universidade pública do interior paulista, com o objetivo de analisar de que modo esses universitários de apropriam do gênero seminário. Mediante a análise de gravações de áudio e imagem de apresentações realizadas pelos estudantes, entrevistas semiestruturadas realizadas com professores, notas e diário de campo, concluímos que os estudantes se apropriam de tal atividade discursiva, baseando-se em práticas letradas de exposição oral por eles conhecidas ou pautando-se em gêneros presentes no contexto acadêmico.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5472419000112053por


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