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dc.contributor.authorOliveira, Scarlett Matteussi de
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:17Z
dc.date.available2013-04-24
dc.date.available2016-06-02T20:25:17Z
dc.date.issued2013-03-27
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Scarlett Matteussi de. Relação entre dois livros didáticos e os documentos oficiais de língua inglesa na rede pública : o que a análise de abordagem revela?. 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5761
dc.description.abstractOur purpose in this qualitative-interpretative documental research is to investigate the relation that can be established between the underlying approach of two English language teaching coursebooks used in São Paulo State´s public schools, more specifically, the Notebooks of São Paulo State and Keep in Mind, both for the 6th grade. The purpose is to also investigate the principles stated in the official documents which are the basis for the English teaching in Brazil and in the State, for instance, the National Curriculum Parameters (1998) and the English as Foreign Language Curriculum Proposal of São Paulo State (2008). The establishment of this relation would only be possible by analyzing primarily the approach of the English language teaching coursebooks, one at a time, through their proposed activities and, later, by verifying if these approaches are coherent with the conceptions found in the official documents. The central argument of this study is our need to help teachers comprehend the documents that influence the English language teaching as well as to evaluate the coursebooks available to teachers. We assume that teachers shouldn´t be mere implementers (DIAS, 2009) but they need to develop their critical eye towards the theoretical bases that underlie those proposals because through their understanding, teachers can create/ adapt the coursebook according to the needs of their specific context (CUNNINGSWORTH, 1984; RICHARDS, 2005). The data analysis revealed that the coursebooks have different approaches and the official documents are only partially reflected in them, showing that there is incoherence between the theoretical bases of official documents and the theory underlying the proposed activities of both the Notebook and Keep in Mind. These findings can present problems to teachers as they must work with two different approaches in two very diverse coursebooks. Keywords: coursebooks, approach, English language, English as a Foreign Language Curriculum Proposal of São Paulo State, National Curriculum Parameters for Foreign Language.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguística aplicadapor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectEscola públicapor
dc.titleRelação entre dois livros didáticos e os documentos oficiais de língua inglesa na rede pública : o que a análise de abordagem revela?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbirato, Rita de Cassia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962819573963727por
dc.description.resumoPropomo-nos com esta pesquisa documental de natureza qualitativa e cunho interpretativista investigar que relação pode ser estabelecida entre a abordagem de dois livros didáticos de língua inglesa utilizados em escolas da rede pública do Estado de São Paulo, mais especificamente, o Caderno e o Keep in Mind, ambos de 6ª série, e os pressupostos dos documentos oficiais que embasam o ensino no país e no estado, a saber, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (1998) e a nova Proposta Curricular de Língua Estrangeira Moderna do Estado de São Paulo (2008), respectivamente. Para que fosse possível estabelecer essa relação, foi necessário analisar primeiramente a abordagem dos livros didáticos separadamente, por meio das atividades propostas em cada um e, posteriormente, verificar se estas estão coerentes com as concepções emsabadoras dos documentos oficiais. O argumento central deste trabalho é a necessidade de auxiliar o professor a compreender os documentos norteadores de ensino de língua inglesa assim como avaliar os livros didáticos que estão a sua disposição. Compartilhamos da ideia de que o professor não deve ser mero implementador (DIAS, 2009), mas precisa desenvolver sua criticidade com relação às bases teórico-metodológicas dos documentos para que, ao entendêlas, possa elaborar/ adaptar o livro didático de acordo as necessidades do seu contexto específico (CUNNINGSWORTH, 1984; RICHARDS, 2005). A análise dos dados revelou que os livros possuem abordagens distintas entre si e que os documentos oficiais estão parcialmente refletidos nos mesmos mostrando, por vezes, uma incoerência entre a teoria veiculada nos documentos e a prática contida nas atividades propostas tanto pelo Caderno quanto pelo Keep in Mind. Os resultados da análise, portanto, evidenciaram conflito entre as bases teóricas subjacentes aos documentos norteadores do ensino e os livros didáticos, o que pode acarretar problemas ao professor, uma vez que este deve manejar esses dois livros didáticos diferentes de abordagens distintas. Palavras-chave: Livro didático, abordagem, língua inglesa, nova Proposta Curricular de Língua Estrangeira Moderna do Estado de São Paulo, Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor


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