Show simple item record

dc.contributor.authorRanzani, Ariane
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:21Z
dc.date.available2014-07-24
dc.date.available2016-06-02T20:25:21Z
dc.date.issued2014-02-24
dc.identifier.citationRANZANI, Ariane. A formação de professores a distância e o acesso de crianças de seis anos à linguagem escrita através de projetos de letramento. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5783
dc.description.abstractThis research aims to discuss how an e-learning course of continuing education for literacy teachers may contribute to the development of a literacy project with six-year-old children, enabling their access to writing so that it becomes an activity. Our theoretical framework is based on the concepts of activity and personal sense of the Activity Theory, developed by Leontiev (1978a, 1978b, 2006a, 2006b) from the socio-historical perspective and literacy projects of New Literacy Studies (KLEIMAN, 2000, 2001, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2012; MARTINS, 2007, 2008, 2009, 2012; OLIVEIRA, 2010a, 2010b; OLIVEIRA; SANTOS, 2012; TINOCO, 2008) . This study, which is based on the qualitativeinterpretative paradigm, investigates issues relating to the relevance of continuing education of literacy teachers in a virtual learning environment as a way of motivating the teachers participation and as a possibility of sharing thoughts on how (including practice and theory) and why develop educational activities, involving different discourse genres through literacy projects with six-year-old children of the first year of elementary school so that these activities make sense for all involved in this process. The results show the importance of interaction with the social and cultural environment and mediation, as a principle of organization of teacher s pedagogical activity, for the development of children in the learning process, in the use of written language. Thus, the literacy projects show another look at the pedagogical practice and teaching activities with written language, as they highlight the importance of teachers, of their knowledge (TARDIF, 2002), their mediation in organizing activities with written language, as well as allowing children to get into the activity, socially motivated, learning and using the writing language through different discursive genres.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectLíngua maternapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectProjetos de letramentopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino da linguagem escritapor
dc.subjectLiteracy projectseng
dc.subjectTeacher s continuing educationeng
dc.subjectWriting language teachingeng
dc.titleA formação de professores a distância e o acesso de crianças de seis anos à linguagem escrita através de projetos de letramentopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Sílvia Cintra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9241992645160356por
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo entender como um curso a distância de formação continuada de professores alfabetizadores pode contribuir para o desenvolvimento de um projeto de letramento com crianças de seis anos de idade viabilizando o acesso delas à escrita de forma que esta torne-se uma atividade. Nosso referencial teórico fundamenta-se nos conceitos de atividade e sentido pessoal da Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev (1978a, 1978b, 2006a, 2006b) a partir da perspectiva sócio-histórica e de projetos de letramento dos Estudos do Letramento (KLEIMAN, 2000, 2001, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2012; MARTINS, 2007, 2008, 2009, 2012; OLIVEIRA, 2010a, 2010b; OLIVEIRA; SANTOS, 2012; TINOCO, 2008). Com base no paradigma qualitativointerpretativo, investigamos questões relativas à relevância da formação continuada de professores alfabetizadores em um AVA como uma maneira de motivar a participação docente e como uma possibilidade de compartilhamento de reflexões sobre o como (incluindo prática e teoria) e o para quê desenvolver atividades pedagógicas, que envolvam diversos gêneros discursivos, por meio de projetos de letramento com crianças de seis anos do primeiro ano do Ensino Fundamental de forma que essas atividades façam sentido para todos os envolvidos nesse processo. Os resultados evidenciam a importância da interação com o meio social e cultural e da mediação, enquanto princípio de organização da atividade pedagógica docente, para o desenvolvimento das crianças no processo de aprendizagem e, particularmente, no uso da linguagem escrita. Desse modo, o projeto de letramento desencadeia um outro olhar para a prática pedagógica docente e para as atividades com a linguagem escrita, pois além de poder salientar a importância do professor, dos seus saberes (TARDIF, 2002), da sua mediação na organização das atividades com a linguagem escrita, ele permite que as crianças entrem em atividade, motivadas socialmente, aprendam e usem a linguagem escrita por meio de diferentes gêneros discursivos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8527412807113872por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record