Show simple item record

dc.contributor.authorPandolfi, Marcelo de Amorim
dc.date.accessioned2016-09-12T16:32:32Z
dc.date.available2016-09-12T16:32:32Z
dc.date.issued2015-08-25
dc.identifier.citationPANDOLFI, Marcelo de Amorim. “Admirável mundo do empreendedorismo”: adoção do empreendedorismo como princípio educativo no curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7065.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7065
dc.description.abstractThis study approaches the “entrepreneurial education” under a critical perspective, which assesses its ideological and contradictory character. Particularly, it analyses the insertion of the entrepreneurship discussion in the courses addressed to the education of technician in administration of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espirito Santo, focusing on the meanings assigned by its students and teachers to a education for Entrepreneurship. The primary and secondary data were collected through research techniques of bibliographical survey, documentary research, interviews, applications of questionnaires and also formation of focal groups were described and discussed both from the point of view of statistical analysis and the theoretical references that determined the study. Authors considered reference in their areas were studied in order to meet the speech in favor of education with focus on Entrepreneurship and, on the other hand, it was adopted the thought of philosopher and political scientist Antonio Gramsci to discuss and analyze critically the theme. It is supported that entrepreneurship is superposed to work, as educational principle, in the coursers addressed to the education of technician in administration of IFES and that although the speech of entrepreneurship have been absorbed in the level of common sense by the students and teachers of these courses, this audience has developed, although embryonic and diffuse form, a germ of good sense in relation to the theme. It is understandable that the position of IFES naturalizes the school duality and reinforces the policy of students early professionalization, which distances, therefore, of the search for a universal and omnipresent project of human formation. Is defended in this study that the education policies of the federal schools, within the high school, incorporate a proposal of a Unitary Education in accordance with gramscian patterns.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectEducação empreendedorapor
dc.subjectEducação unitáriapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santopor
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectUnitary Educationeng
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectFederal Institute of Education of Espirito Santoeng
dc.title“Admirável mundo do empreendedorismo”: adoção do empreendedorismo como princípio educativo no curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Espírito Santopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lopes, Roseli Esquerdo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507752191797249por
dc.description.resumoTrata-se de um estudo que aborda a “educação empreendedora” sob uma perspectiva crítica, avaliando o seu caráter ideológico e contraditório. Particularmente, analisa a inserção do discurso do Empreendedorismo nos cursos destinados à formação do Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, enfocando os significados atribuídos pelos seus discentes e docentes a uma formação para o Empreendedorismo. Os dados primários e secundários, coletados por meio de técnicas de pesquisas de levantamento bibliográfico, investigação documental, entrevista, aplicação de questionários e realização de grupos focais foram descritos e discutidos tanto do ponto de vista da análise estatística quanto dos referenciais teóricos que parametrizaram o estudo. A fim de conhecer o discurso em favor da educação com foco no Empreendedorismo, foram estudados autores considerados referência na área e, por outro lado, para problematizar e analisar criticamente a temática, foi adotado, fundamentalmente, o pensamento do filósofo e cientista político italiano Antonio Gramsci. Sustenta que o Empreendedorismo está sobreposto ao trabalho, como princípio educativo, nos cursos destinados à formação do Técnico em Administração do Ifes e que, embora o discurso do Empreendedorismo tenha sido absorvido no nível do senso comum pelos discentes e docentes desses cursos, esse público desenvolveu, ainda que de forma embrionária e difusa, um germe de bom senso com relação ao tema. Compreende que a postura do Ifes naturaliza a dualidade escolar e reforça a política de profissionalização precoce do alunado, distanciando-se, portanto, da busca por um projeto universal e omnilateral de formação humana. Defende que as políticas de educação da rede federal, no âmbito do ensino médio, incorporem uma proposta de Educação Unitária nos moldes gramscianos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9237056901408075por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record