Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Lauren Aparecida de Souza
dc.date.accessioned2016-09-21T12:39:51Z
dc.date.available2016-09-21T12:39:51Z
dc.date.issued2015-03-30
dc.identifier.citationSANTOS, Lauren Aparecida de Souza. Alteridade na educação : o sentir o si e o outro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7313.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7313
dc.description.abstractThe study presented here is of a theoretical nature, and aims to carry out a literature review of issues related to diversity, otherness, difference and sexuality in education, with a focus on French contemporary theorists: Gilles Deleuze, Félix Guattari, and Michel Foucault. The focus of this work is the analysis of the relationship of alterity in education from the discussion of concepts of difference and of sexuality. In this way are built subjectivities regarding me and the other, showing influences of domination in the pedagogical relationships that are made by the true premises. Reflected on sexual diversity policies in schools in order to observe that notion of difference is being claimed in this otherness. Sought to overcome the difference you make as a product of suggesting, therefore, the concept of difference of Deleuze. This path is proposed to think how alleged truths about an exercise about yourself, can approach with the concept of care of themselves present in the ancient culture of the Greeks and Latins studied by Foucault.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAlterityeng
dc.subjectDifferenceeng
dc.subjectDiversityeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleAlteridade na educação : o sentir o si e o outropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Luiz, Maria Cecília
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425361719028650por
dc.description.resumoO estudo aqui apresentado é de caráter teórico, e tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica de temas relacionados com a diversidade, alteridade, diferença e sexualidade na educação, com foco nos teóricos franceses contemporâneos: Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault. O foco está na análise da relação de alteridade na educação a partir da discussão de conceitos de diferença e de sexualidade. Desta forma são construídas subjetividades a respeito do eu e do outro, denotando influências de dominação nas relações pedagógicas que se fazem mediante as premissas verdadeiras. Refletiu-se sobre as políticas de diversidade sexual nas escolas de forma a observar que noção de diferença está sendo reivindicada nesta alteridade. Buscou-se superar a diferença que se faz como produto da representação sugerindo, portanto, o conceito de diferença de Deleuze. Nesta trajetória propõe-se pensar de que forma supostas verdades em relação a um exercício sobre si mesmo, pode aproximar-se com o conceito de cuidado de si presente na cultura antiga dos gregos e latinos estudados por Foucault.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0443899240132852por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record