Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorArruda, Murilo Ferreira Velho de
dc.date.accessioned2016-09-27T19:29:15Z
dc.date.available2016-09-27T19:29:15Z
dc.date.issued2016-02-22
dc.identifier.citationARRUDA, Murilo Ferreira Velho de. Prática musical coletiva na Orquestra de Metais Lyra Tatuí : contribuições para o desenvolvimento humano. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7501.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7501
dc.description.abstractThis study was made with Lyra Tatuí Brass Orchestra (Orquestra de Metais Lyra Tatuí), a collective music practice project, attending people from 5 to 24 years old which was created in 2002, in Tatuí city, countryside of São Paulo state, Brazil. It was created and developed by the volunteer work of two professional musicians who played in orchestras, started the projetct within the city public schools. In order to join the ensemble, instrument was not needed, neither knowing how to play it, beyond being free. This research sets out to comprehend the educative processes from the group practices of the ensemble that relates to human development of its participants. In a qualitative approach, this research had the field diary as main instrument for data collection, build through participant observation in activities as rehearsals, performances and living together moments between June 2014 and June 2015. The analysis process was made by looking for units in the diaries and grouping them, crating the categories that was discussed from theroretical framework. It is sustained mainly by the Education understanding of the brazilian educator Paulo Freire, and others concepts that dialogue with this perspective, such as Humanizing Music Education (Ilza Joly, Carlos Kater, Hans-Joachim Koellreutter, Mariana Galon, Mariana Ament, Natália Severino, Pedro Dutra, Maria Carolina Joly), Epistemologies of South (Boaventura Souza Santos e Maria Paula Meneses) and Community Music (Lee Higgins). Analysis reveals that both structured music activities, as the moments resulting from these activities bring music, social and human educative processes between educators, participants and community involved. The educative processes such as respect, lovingness, autonomy and commitment are essentially conected with the educative action, in a way that, in music, "tunning an instrument" can encourage or discourage those aspects depending on how it is conducted.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectPrática musical coletivapor
dc.subjectEducação musical humanizadorapor
dc.subjectEducative processeseng
dc.subjectCollective music practiceeng
dc.subjectHumanizing music educationeng
dc.titlePrática musical coletiva na Orquestra de Metais Lyra Tatuí : contribuições para o desenvolvimento humanopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Joly, Ilza Zenker Leme
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5569335876343450por
dc.description.resumoEste estudo foi realizado com a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, um projeto de prática musical coletiva que atendia pessoas de 5 a 24 anos e acontecia desde 2002, na cidade de Tatuí, interior de São Paulo. Criado e desenvolvido pela iniciativa voluntária de um casal de musicistas profissionais que atuavam tocando em orquestras, iniciaram o projeto em escolas públicas da cidade. Para participar não era necessário ter o instrumento ou saber tocar, além de ser gratuito. O objetivo desta pesquisa foi compreender processos educativos decorrentes da prática musical coletiva da Orquestra de Metais Lyra Tatuí que estão relacionados ao desenvolvimento humano das pessoas participantes. De caráter qualitativo, esta pesquisa teve os diários de campo como instrumento de coleta de dados, que foram construídos a partir da observação participante em atividades da Lyra Tatuí, como ensaios, apresentação e momentos de convivência, entre Junho de 2014 e Junho de 2015. O processo de análise de dados foi feito buscando unidades de significado e de contexto nos diários e agrupando-os, assim criando categorias que foram discutidas a luz do referencial teórico. Este se sustentou principalmente na concepção de Educação a partir do educador brasileiro Paulo Freire, e de conceitos que também dialogam com esta perspectiva, como Educação Musical Humanizadora (Ilza Joly, Carlos Kater, Hans- Joachim Koellreutter, Mariana Galon, Mariana Ament, Natália Severino, Pedro Dutra, Maria Carolina Joly), Epistemologias do Sul (Boaventura Souza Santos e Maria Paula Meneses), Música Comunitária (Lee Higgins). As análises revelam que tanto as atividades do grupo, quanto os momentos informais decorrentes destas atividades geram processos educativos musicais, sociais e humanos entre os educadores, participantes e comunidade envolvida. Os processos educativos como respeito, amorosidade, autonomia e compromisso estão essencialmente conectados à ação educativa, de modo que, no caso da música, "afinar um instrumento" pode favorecer ou desfavorecer tais aspectos dependendo da maneira como é conduzido.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1954443702803934por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem