Show simple item record

dc.contributor.authorSoarez, Ana Carolina Aparecida Marques
dc.date.accessioned2016-09-27T19:42:32Z
dc.date.available2016-09-27T19:42:32Z
dc.date.issued2015-02-23
dc.identifier.citationSOAREZ, Ana Carolina Aparecida Marques. Aprender e ensinar espanhol como língua estrangeira: o papel das crenças na formação de ingressantes no curso de licenciatura em Letras. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7521.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7521
dc.description.abstractIn the framework of foreign language teachers’ formation, studies points out that beliefs can influence teachers’ actions in the classroom and also that these professionals may recall their experiences as language learners in order to make decisions. Therefore, the identification of possible beliefs and the reflection about them are required steps to a better comprehension of the learner. According to Almeida Filho (1993), the beliefs are part of the Global Operation in the language teaching. Following the same thoughts, Barcelos (1995, 2001, 2004a/b, 2006) contributed to the consolidation of the concept of beliefs in Brazil. The present work aims to identify the beliefs about learning and teaching Spanish from students who are beginning the Language’s degree in Portuguese/Spanish, as well as to verify if there were any changes in relation to these beliefs during this research. Considering the qualitative and interpretative aspect of this research, it was used, as methodology, a mixed questionnaire, an autobiographical production and a semi-structured interview. Through these instruments, it was possible to observe the beliefs’ dynamicity. The results indicate a modification in relation to the belief of a supposed facility that Brazilians have to learn Spanish (Kulikowski & González, 1999). The data of this work also presents changes in the view of language as a list of words to be learned, which seems to be modified, prevailing cultural aspects in the language learning. Regarding to teaching, it was acknowledged beliefs related to the image of a good Spanish teacher and to the foreign language classes. The models mentioned by the participants are, largely, influenced by the classes at university and not by their experiences from the Elementary and High school. The study reveals the dynamic and heterogeneity aspect of the beliefs developed by the learners, who demand from their teachers’ professor/trainer a constant critical and reflective acting.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.subjectDinâmicapor
dc.subjectLicenciamentopor
dc.subjectCrençaspor
dc.subjectTeachers’ formationeng
dc.subjectTeachers’ licensingeng
dc.subjectSpanisheng
dc.subjectBeliefseng
dc.subjectDynamicityeng
dc.titleAprender e ensinar espanhol como língua estrangeira: o papel das crenças na formação de ingressantes no curso de licenciatura em Letraspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Yokota, Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230517686993400por
dc.description.resumoNo contexto da formação de professores de língua estrangeira, estudos apontam que crenças podem influenciar suas ações em sala de aula e que estes profissionais podem se basear em suas experiências como aprendizes de línguas para tomar decisões. Portanto, a identificação de possíveis crenças e a reflexão sobre elas são passos necessários para a compreensão do aprendiz. Para Almeida Filho (1993) as crenças são parte da Operação Global de Ensino de Línguas. Assim como ele, Barcelos (1995, 2001, 2004a/b, 2006) contribui para a consolidação do conceito de crenças no Brasil. O presente trabalho teve como objetivos identificar as crenças sobre aprender e ensinar espanhol de estudantes ingressantes do curso de licenciatura em Letras Português/Espanhol, bem como verificar se houve mudanças em relação a tais crenças durante a pesquisa. Considerando a natureza qualitativa e interpretativista desta investigação, utilizamos um questionário misto, uma produção autobiográfica e uma entrevista semiestruturada. Por meio destes instrumentos, pudemos verificar a dinamicidade das crenças. Os resultados obtidos indicam mudança em relação à crença da suposta facilidade do brasileiro em aprender espanhol (Kulikowski & González, 1999). Os dados deste trabalho também apresentam mudanças na visão de língua como uma lista de palavras a ser aprendida que parece estar sendo modificada, prevalecendo aspectos culturais na aprendizagem do idioma. Quanto ao ensino, identificamos crenças relacionadas à imagem do bom professor de espanhol e às aulas de língua estrangeira sendo que os modelos citados pelos participantes são, em grande parte, influenciados pelas aulas na universidade e não nas experiências tidas no ensino fundamental e médio. A pesquisa desenvolvida constata a dinamicidade e a heterogeneidade das crenças desenvolvidas pelos aprendizes, que demandam do formador de professores uma constante atuação crítico-reflexiva.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5451811337465470por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record