Show simple item record

dc.contributor.authorMedeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
dc.date.accessioned2016-10-04T18:54:54Z
dc.date.available2016-10-04T18:54:54Z
dc.date.issued2015-03-06
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rejane Rodrigues Almeida de. Gramática e texto literário em livros escolares de português da primeira metade do século XX. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7679.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7679
dc.description.abstractThe main purpose of this dissertation is to investigate and discuss the relations established among grammar and literary text in two different periods of the history of the discipline Portuguese, the first one situated in the 1920s, and the second one between the decades of the 1930 and the 1940, based on the analyses of two main representative didactic works of each of these periods, the Gramática expositive: curso superior (17ª ed., 1925), from Eduardo Carlos Pereira, and O idioma nacional (1944), from Antenor Nascentes. In the teaching of the discipline Portuguese of the first half of the century is possible to recognize an articulation between grammar and literary text, in which sometimes the grammar and sometimes the literary text is prioritized. During the years of the 1920s the discipline Portuguese was characterized through the primacy of grammar, due to the fact that one was giving main priority to the learning of grammatical rules which were assured by the use of literature writers, mainly from Portuguese nationality. In the pursuit of highlighting the literary text in the classroom, in the decades of the 1930 and 1940 a new orientation in the studies of Portuguese was attempted, so that in the official programs as well as in the elaboration of didactic works it was advised first the reading of literary text and after the grammar teaching though the text that was read.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGramáticapor
dc.subjectTexto literáriopor
dc.subjectLivro escolar de portuguêspor
dc.subjectHistória da disciplina escolar Portuguêspor
dc.subjectGrammareng
dc.subjectLiterary texteng
dc.subjectPortuguese textbookseng
dc.subjectHistory of the discipline portugueseeng
dc.titleGramática e texto literário em livros escolares de português da primeira metade do século XXpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bunzen Júnior, Clecio dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762por
dc.description.resumoO objetivo principal desta dissertação é investigar e discutir as relações estabelecidas entre gramática e texto literário em dois períodos específicos da história da disciplina escolar Português, o primeiro situado nos anos de 1920, e o segundo entre as décadas de 1930 e 1940, a partir da análise de duas obras didáticas representativas de cada um desses períodos, a Gramática expositiva: curso superior (17ª ed., 1925), de Eduardo Carlos Pereira, e O idioma nacional (1944), de Antenor Nascentes. No ensino de língua portuguesa ministrado na primeira metade do século XX, observa-se uma articulação entre gramática e texto literário, em que ora se prioriza a gramática ora se evidencia o texto literário. Durante os anos de 1920, a disciplina escolar Português caracterizou-se pela primazia da gramática, quando se dava grande importância ao aprendizado das regras gramaticais abonadas pelo uso de escritores de literatura, principalmente de nacionalidade portuguesa. Com o propósito de dar maior destaque ao texto literário na sala de aula, a partir das décadas de 1930 e 1940, buscou-se dar uma nova orientação aos estudos de português, de modo que, tanto nos programas oficiais de ensino como na elaboração de livros escolares, recomendava-se primeiramente a leitura do texto literário, e depois o ensino da gramática por meio do texto lido.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4823013748420772por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record