dc.contributor.author | Silva, Ketiene Moreira da | |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T13:45:39Z | |
dc.date.available | 2016-10-20T13:45:39Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Ketiene Moreira da. Prática pedagógica na educação infantil: análise de artigos publicados em periódicos da área de educação. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7934. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7934 | |
dc.description.abstract | Historical background of educational services for institutionalized children in
Brazil resulted in the pedagogical proposal that the regulatory documents drawn
up by the Ministry of Education (MEC) currently guiding pedagogical practices to
ensure: educating, caring and playing in daycare centers and pre- schools - axes
that determine the fundamental conditions for the socialization and development
of children's language. We propose in this qualitative research, reflection on
teaching practice in early childhood education, after five years of publication of
the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRAZIL,
2010), performing a literature search in eighteen academic journals in the field of
education classified in Qualis A 1 and Qualis A2, in order to identify through
searches of their databases, publications of scientific articles with the following
descriptors: education, care, play and languages. The results we found are
described and analyzed in the body of this research. The twelve items identified
in the periodic debate issues that can be identified in the curriculum guidelines
as the specifics of educational work for children's education on the transition from
preschool to elementary school, the acquisition of written language, the power
relations that groups of children set in early childhood education, the hygienist
perspective associated with the care, the subjectivities in the process of playing
and use different languages for children. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Linguagens | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.subject | Languages | eng |
dc.title | Prática pedagógica na educação infantil: análise de artigos publicados em periódicos da área de educação | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Emília Freitas de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5515637339275988 | por |
dc.description.resumo | O percurso histórico do atendimento educacional institucionalizado para crianças
no Brasil resultou na proposta pedagógica que os documentos normatizadores
elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) orientam atualmente para
práticas pedagógicas de modo a assegurar: o educar, o cuidar e o brincar nas
creches e pré-escolas - eixos que determinam condições fundamentais para a
socialização e desenvolvimento das linguagens infantis. Propomos nesta
pesquisa qualitativa, a reflexão sobre a prática pedagógica na Educação Infantil,
após cinco anos da publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil (BRASIL, 2010), realizando uma pesquisa bibliográfica em
dezoito periódicos acadêmicos da área de educação classificados no Qualis A 1
e Qualis A2, com o objetivo de identificar por meio de buscas em suas bases de
dados, o que dizem as publicações de artigos científicos a respeito dos
descritores educar, cuidar, brincar e linguagens.. Os doze artigos que
identificamos nos periódicos debatem temas que podemos identificar nas
diretrizes curriculares como as especificidades do trabalho pedagógico para a
educação infantil, sobre o período de transição da educação infantil para o
ensino fundamental , a aquisição da linguagem escrita, as relações de poder que
grupos de crianças estabelecem na educação infantil, a perspectiva higienista
associada ao cuidar, as subjetivações no processo do brincar e o uso diversas
linguagens infantis. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1048166315622270 | por |