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dc.contributor.authorFreitas, Monique Amaral de
dc.date.accessioned2016-10-20T18:24:06Z
dc.date.available2016-10-20T18:24:06Z
dc.date.issued2016-02-25
dc.identifier.citationFREITAS, Monique Amaral de. Narrativas de amor e luta : a constituição da oficialidade da monogamia e a luta contra a subjugação das mulheres. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7993.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7993
dc.description.abstractIn this dissertation it proposes to understand how is discursively constituted the relationship between monogamy and the subjugation of women. For that, it bases the theoretical assumptions developed by the Bakhtin Circle, guiding me in a dialogical perspective of language. In addition, over the analysis it establishes a link between the feminist theories of Simone de Beauvoir (1949/2015), Heleieth Saffioti (1996/2015), Ivone Reimer (2005), among others. Firstly, it analyzes how the official status of monogamy is constituted in the discourses of social institutions, here defined as the Church, the State and the media. In order to think the Christian religious discourse, it analyzes passages from the Holy Bible and the leaders' statements from the Catholic, Evangelical and Pentecostal denominations about marriage and the affective-sexual relationships. Regarding the State, it discusses through the Federal Constitution and two Law Projects how family and marriage are defined. Posteriorly, through discussion of some media products, especially the films Snow White (1938) and Fifty Shades of Grey (2015), it discusses how the media constitute monogamy as the official discourse. In the second chapter, it discusses historical data provided by the work História do amor no Brazil (2005/1015), by Mary Del Priore, and documents produced by the feminist movement of the second wave, to understand how the discursive changes in the official models of affective-sexual relationships changes the women's lives. In the third and last chapter, it discusses how is constituted the relationship among affective-sexual relationships models and the domination of women using three texts of self-described feminist blogs. After discussing the texts, it concludes that monogamy is constituted as a way of subjugating women because it has incorporated male domination into the core of it's official discourse. Therefore, the relationship between the discursive constitution of the official status of affective-sexual relationship models and female subjugation is related to the discourse of male domination, not the monogamy itself.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectMonogamiapor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectAmorpor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectMonogamyeng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectOfficial ideologyeng
dc.subjectLanguageeng
dc.titleNarrativas de amor e luta : a constituição da oficialidade da monogamia e a luta contra a subjugação das mulherespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Miotello, Valdemir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9131819326282708por
dc.description.resumoNeste trabalho propõe-se a compreensão de como se constitui discursivamente a relação entre monogamia e a subjugação das mulheres. Para tanto, parte-se dos pressupostos teóricos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin, pautando-se em uma perspectiva dialógica da linguagem. Além disso, ao longo das análises estabelece-se diálogo com as teorias feministas de Simone de Beauvoir (1949/2015), Heleieth Saffioti (1996/2015), Ivone Reimer (2005), dentre outras. Em um primeiro momento, analisa-se como se constitui a oficialidade da monogamia nos discursos das aqui definidas instituições sociais, eleitas neste trabalho como a Igreja, o Estado e a Mídia. Para pensar o discurso religioso cristão, analisam-se trechos da Bíblia Sagrada e declarações dos líderes das denominações católica, evangélica e pentecostal sobre o casamento e as relações afetivo-sexuais. No que se refere ao Estado, discute-se por meio da Constituição Federal e de Projetos de Lei como se definem família e casamento. Posteriormente, por meio da discussão de alguns produtos midiáticos, com destaque para os filmes A Branca de Neve (1938) e Cinquenta tons de cinza (2015), analisa-se como a mídia vai constituindo a monogamia como discurso oficial. No segundo capítulo, discutem-se dados históricos fornecidos pela obra História do amor no Brasil (2005/1015) de Mary Del Priore, e documentos produzidos pelo movimento feminista da segunda onda, a fim de compreender como as alterações discursivas nos modelos oficiais de relações afetivosexuais alteram a vida das mulheres. No terceiro e último capítulo, analisa-se como se constitui a relação entre modelos de relacionamento afeito-sexuais e a dominação das mulheres em três textos de blogs auto denominados feministas. Após a discussão dos textos, conclui-se que a monogamia se constitui como meio de subjugação feminina ao ser incorporada ao discurso oficial, pois este tem como uma de suas bases o discurso de dominação masculina. Dessa forma, a relação entre a constituição discursiva da oficialidade de modelos de relacionamento afetivo-sexuais e a subjugação feminina está relacionada ao discurso da dominação masculina, e não à monogamia em si.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1566872227572381por


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