Mostrar el registro sencillo del ítem
Crowdfunding no Brasil : um estudo sobre a plataforma Catarse
dc.contributor.author | Aguiar, Carlos Eduardo Magalhães Vieira de | |
dc.date.accessioned | 2016-11-08T18:49:11Z | |
dc.date.available | 2016-11-08T18:49:11Z | |
dc.date.issued | 2016-07-14 | |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Carlos Eduardo Magalhães Vieira de. Crowdfunding no Brasil : um estudo sobre a plataforma Catarse. 2016. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8290. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8290 | |
dc.description.abstract | At the end of the twentieth century and early twenty-first century, with the advent of digital technologies, the proliferation of the Internet and the cheapening of audiovisual equipment, new options have emerged to produce, distribute and show films. Among these options, highlight the practice of crowdfunding, one of crowdsourcing models, as an alternative possibility of national film funding. Nevertheless crowdfunding still a recent practice and little known in the country, with many platforms being launched and also closed, and the vast majority of funded projects are especially concentrated in the southeast region. This thesis sought to discuss this scenario, taking as its starting point the authors Jeff Howe and Henry Jenkins, and also Brazilian academic research on crowdfunding published until August 2015. The study subjects were the online community Crowdfunding BR and Brazilian platform of crowdfunding Catarse, focusing on projects of this platform in the category named Film and Video. The result indicates datas able to expand the reader's understanding and stimulate critical view of this practice, based on the presentation of its origins, organization mode, propagation around the world and it insertion in Brazil, making possible the understanding of the current context and the potential not yet explored of crowdfunding in the country. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Crowdfunding | eng |
dc.subject | Crowdsourcing | eng |
dc.subject | Financiamento coletivo | por |
dc.subject | Financiamento colaborativo | por |
dc.subject | Financiamento da multidão | por |
dc.subject | Collective financing | eng |
dc.subject | Collaborative funding | eng |
dc.subject | Film and Video | eng |
dc.subject | Movies | eng |
dc.subject | Brazilian cinema | Crowdsourcing |
dc.subject | Catarse | por |
dc.subject | Crowdfunding BR | eng |
dc.title | Crowdfunding no Brasil : um estudo sobre a plataforma Catarse | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sá Neto, Arthur Autran Franco de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5055550097454248 | por |
dc.description.resumo | No final do século XX e início do século XXI, com o advento das tecnologias digitais, a proliferação da internet e o barateamento dos equipamentos audiovisuais, surgiram novas opções para se produzir, distribuir e exibir filmes. Entre essas opções, destaco a prática do crowdfunding, um dos modelos de crowdsourcing, como possibilidade alternativa de financiamento do cinema nacional. Mesmo assim, essa ainda é uma prática recente e pouco conhecida no país, com muitas plataformas sendo lançadas e também fechadas, e com a grande maioria de projetos financiados concentrada especialmente na região sudeste. A presente dissertação buscou discutir esse cenário, tendo como ponto de partida os autores Jeff Howe e Henry Jenkins, bem como pesquisas acadêmicas brasileiras sobre crowdfunding publicadas até agosto de 2015. Os objetos de estudo foramcomunidade on-line Crowdfunding BR e a plataforma brasileira de crowdfunding Catarse, com enfoque nos projetos desta plataforma pertencentes à categoria denominada Cinema e Vídeo. O resultado aponta dados capazes de ampliarcompreensão do leitor e estimular sua visão crítica acerca dessa prática, partindo da apresentação de suas origens, modo de organização, difusão ao redor do mundoinserção no Brasil, possibilitando o entendimento do contexto atual e dos potenciais ainda pouco explorados pelo crowdfunding no país. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6156043859787876 | por |