Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorJosé, Caio Rennó
dc.date.accessioned2017-01-13T12:02:42Z
dc.date.available2017-01-13T12:02:42Z
dc.date.issued2016-02-25
dc.identifier.citationJOSÉ, Caio Rennó. "Apanhando desperdícios" ou "Contra o desperdício da experiência": cartografia de coletivos em busca de educação emancipatória no município de Sorocaba. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8373.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8373
dc.description.abstractOur studies are characterized by the analysis of the production of resigned/reified/individualistic subjectivity as a product deliberated by the capitalist power dynamics that, by the control's reinventions, decrease life and dehumanize relationships between people and people with nature. The discussions that have been realized highlight the subjectivity, social life organization and educational processes which curb the production of singular/rebel subjectivities. However, we understand at the same time the control mechanisms deepen, the resistances have also reinvented themselves. We highlight disruptive aspects among a power dynamics that captures the creation potential in our daily routine and in the common's production. We have found horizontal organizations, themes, informals and collectives that have been acting micropolitically and opening gaps in a scenario that is reverse to life's expantion. This investigation's snippet has been done as a cartography of the collectives that are searching for an emancipatory education in Sorocaba-SP, Brazil, willing to comprehend their dynamics and organization modes, besides their educative aspects, that produce rebel subjectivities inherent to the experience with the collective actions participation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectCritical pedagogyeng
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectAções coletivaspor
dc.subjectCollective actionseng
dc.subjectMicropolíticapor
dc.subjectMicropoliticseng
dc.title"Apanhando desperdícios" ou "Contra o desperdício da experiência": cartografia de coletivos em busca de educação emancipatória no município de Sorocabapor
dc.title.alternative"Picking up waste'' or "Against the waste of experience": cartography from collective actions seeking emancipatory education in the city of Sorocabaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Dulcinéia de Fátima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339578170693084por
dc.description.resumoNossos estudos se caracterizam pela análise da produção de subjetividade conformada/coisificada/individualizada como produto deliberado pela dinâmica do poder capitalista que, em pelas reinvenções do mando, apequenam a vida e desumanizam as relações entre as pessoas e das pessoas com a natureza. As discussões realizadas ressaltam os aspectos dos processos de subjetivação, organização da vida social e dos processos educacionais que inibem a produção de subjetividades singulares/rebeldes. Porém, compreendemos que ao mesmo tempo em que se aprofundaram os mecanismos de controle também se reinventaram as resistências. Destacamos aspectos disruptivos em meio a uma dinâmica de poder que captura a potência de criação no cotidiano de nossas vidas e na produção do comum. Encontramos organizações horizontais, temáticas, informais e coletivas que em atuações micropolíticas estão abrindo brechas em um cenário avesso à expansão da vida. O recorte desta investigação se deu na cartografia de coletivos em busca da educação emancipatória na cidade de Sorocaba-SP, procurando compreender suas dinâmicas e modos de organização, além dos seus aspectos educativos produtores de subjetividades rebeldes inerentes à experiência de participação na ação coletiva.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4470357613671695por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem