Mostrar el registro sencillo del ítem
"Apanhando desperdícios" ou "Contra o desperdício da experiência": cartografia de coletivos em busca de educação emancipatória no município de Sorocaba
dc.contributor.author | José, Caio Rennó | |
dc.date.accessioned | 2017-01-13T12:02:42Z | |
dc.date.available | 2017-01-13T12:02:42Z | |
dc.date.issued | 2016-02-25 | |
dc.identifier.citation | JOSÉ, Caio Rennó. "Apanhando desperdícios" ou "Contra o desperdício da experiência": cartografia de coletivos em busca de educação emancipatória no município de Sorocaba. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8373. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8373 | |
dc.description.abstract | Our studies are characterized by the analysis of the production of resigned/reified/individualistic subjectivity as a product deliberated by the capitalist power dynamics that, by the control's reinventions, decrease life and dehumanize relationships between people and people with nature. The discussions that have been realized highlight the subjectivity, social life organization and educational processes which curb the production of singular/rebel subjectivities. However, we understand at the same time the control mechanisms deepen, the resistances have also reinvented themselves. We highlight disruptive aspects among a power dynamics that captures the creation potential in our daily routine and in the common's production. We have found horizontal organizations, themes, informals and collectives that have been acting micropolitically and opening gaps in a scenario that is reverse to life's expantion. This investigation's snippet has been done as a cartography of the collectives that are searching for an emancipatory education in Sorocaba-SP, Brazil, willing to comprehend their dynamics and organization modes, besides their educative aspects, that produce rebel subjectivities inherent to the experience with the collective actions participation. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Pedagogia crítica | por |
dc.subject | Critical pedagogy | eng |
dc.subject | Educação popular | por |
dc.subject | Popular education | eng |
dc.subject | Subjetividade | por |
dc.subject | Subjectivity | eng |
dc.subject | Ações coletivas | por |
dc.subject | Collective actions | eng |
dc.subject | Micropolítica | por |
dc.subject | Micropolitics | eng |
dc.title | "Apanhando desperdícios" ou "Contra o desperdício da experiência": cartografia de coletivos em busca de educação emancipatória no município de Sorocaba | por |
dc.title.alternative | "Picking up waste'' or "Against the waste of experience": cartography from collective actions seeking emancipatory education in the city of Sorocaba | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Dulcinéia de Fátima | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9339578170693084 | por |
dc.description.resumo | Nossos estudos se caracterizam pela análise da produção de subjetividade conformada/coisificada/individualizada como produto deliberado pela dinâmica do poder capitalista que, em pelas reinvenções do mando, apequenam a vida e desumanizam as relações entre as pessoas e das pessoas com a natureza. As discussões realizadas ressaltam os aspectos dos processos de subjetivação, organização da vida social e dos processos educacionais que inibem a produção de subjetividades singulares/rebeldes. Porém, compreendemos que ao mesmo tempo em que se aprofundaram os mecanismos de controle também se reinventaram as resistências. Destacamos aspectos disruptivos em meio a uma dinâmica de poder que captura a potência de criação no cotidiano de nossas vidas e na produção do comum. Encontramos organizações horizontais, temáticas, informais e coletivas que em atuações micropolíticas estão abrindo brechas em um cenário avesso à expansão da vida. O recorte desta investigação se deu na cartografia de coletivos em busca da educação emancipatória na cidade de Sorocaba-SP, procurando compreender suas dinâmicas e modos de organização, além dos seus aspectos educativos produtores de subjetividades rebeldes inerentes à experiência de participação na ação coletiva. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4470357613671695 | por |