Show simple item record

dc.contributor.authorRodrigues, Marcus Rafael
dc.date.accessioned2017-01-13T17:18:37Z
dc.date.available2017-01-13T17:18:37Z
dc.date.issued2016-02-24
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marcus Rafael. O conceito de tolerância e seu valor pedagógico: questões sobre a pluralidade e a coexistência pacífica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8379.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8379
dc.description.abstractThe research now engendered has as a key objective to contribute to overcome the supposed obsolescence that was associated prematurely with the term “tolerance”, especially today. It performs a brief historical contextualization, as well as a biographical matrix, while considering authors who notably contribute to the semantic exploration of how tolerance has become synonymous with asymmetry, even though originally focused on mutual and equal consideration of human coexistence. This paper still investigates some philosophical aspects that underlie the understanding of the tolerant way of acting, based on its integration with rationality, elaborated bearing in mind ideas by Rouanet. Ideologies are presented as detractors of the tolerant way of acting when considering human relationships from the subject-object binomial, focusing on hierarchy. The communicative action of Habermas and Jasper’s Comprehensive present themselves as an alternative to the said binomial perspective. Weighted by Marcuse and Arendt, the limits and purposes of tolerating demonstrate the political importance of the discussion on the subject. Finally, it is intended to overcome the preconceptualization of this subject, since this is a naïve attitude, belonging to the ideological view aimed at domination. To achieve this, we used the initiatives taken up tolerance as a concept to be taught and therefore pedagogically located in school education. This was made possible by the philosophical foundations provided by Walzer and Freire, and also the intellectual efforts of practical proposals to teach to tolerate.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTolerânciapor
dc.subjectTolerationeng
dc.subjectCiência política - Filosofiapor
dc.subjectPolitical science - Philosophyeng
dc.titleO conceito de tolerância e seu valor pedagógico: questões sobre a pluralidade e a coexistência pacíficapor
dc.title.alternativeThe tolerance concept and it education value: questions on the peaceful co-existence and pluralityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Sílvio César Moral
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6047434055828372por
dc.description.resumoA pesquisa ora engendrada tem por objetivo maior contribuir para a superação da suposta obsolescência que apressadamente foi associada ao termo “tolerância”, sobretudo na atualidade. Realiza uma breve retomada histórica, de matriz biográfica e ao mesmo tempo considerando autores que notadamente contribuem para a exploração semântica de como a tolerância tornou-se sinônimo de assimetria mesmo sendo originalmente voltada para a consideração mútua e igualitária de convivência humana. São investigados ainda alguns aspectos filosóficos que fundamentam a compreensão do agir tolerante a partir de sua integração à racionalidade, elaborada a partir de Rouanet. As ideologias apresentam-se como detratoras do agir tolerante quando da consideração das relações humanas a partir do binômio sujeito-objeto incidindo em hierarquização. O agir comunicativo de Habermas e o Abrangente de Jaspers constituem-se como alternativa a perspectiva do referido binômio. Ponderados por Marcuse e Arendt, os limites e as finalidades de se tolerar evidenciam a importância política da discussão acerca do tema. Por fim, pretende-se a superação da pré-conceituação do tema, visto ser esta uma postura ingênua e pertencente ao parecer ideológico que visa à dominação. Para tanto, utilizaram-se as iniciativas de retomada da tolerância enquanto conceito a ser ensinado e, portanto, pedagogicamente situado na educação escolar. Isso foi tornado possível a partir dos fundamentos filosóficos de Walzer e Freire, e também dos esforços intelectuais das proposições práticas de se ensinar a tolerar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0283090149475969por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record