Show simple item record

dc.contributor.authorSilveira, Everton de Paula
dc.date.accessioned2017-01-13T17:45:35Z
dc.date.available2017-01-13T17:45:35Z
dc.date.issued2014-02-26
dc.identifier.citationSILVEIRA, Everton de Paula. Condicionantes sócio-históricos das políticas públicas no ensino médio: entre o profissional e o propedêutico. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8381.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8381
dc.description.abstractThis paper investigates the historical and social factors that characterize the context of public policy high school in Brazil aimed at training the student in meeting the demands of the labor market. Examines the theoretical assumptions that underlie the relationship between work and schooling and its implications for the definition of norms governing national education, with consequent unfolding develop national curriculum guidelines for high school. Through a literature search based on historical materialism sought to understand the factors that affect the organization of social life from the implications of the industrial revolution in the world of work and, consequently, the school as an area for preparing the young for their inclusion in productive life. The analysis of the legal rules governing the organization and provision of secondary education and the national curriculum guidelines for this stage of basic education , allows us to understand the concepts that has been based on the development of norms of education in the country and the interests behind the political public education, largely subject to the recommendations of international organizations, which have assigned the task of education to equalize social inequalities, favoring economic development of nations. The study demonstrated that it is not possible to think about the role of education in preparing students for the job, regardless of the changes occurring in the social organization of work, caused mainly by changes in the system of capitalist production, suggesting the need to rethink the high school beyond its preparatory or professional character, through the possibility of developing an educational policy that believes and promotes the formation of an integrated high school student teaching.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectEducação para o trabalhopor
dc.subjectCareer educationeng
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectHigh Schooleng
dc.titleCondicionantes sócio-históricos das políticas públicas no ensino médio: entre o profissional e o propedêuticopor
dc.title.alternativeSocio and historical conditions of public policy in high school: between the professional and preparatoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Sílvio César Moral
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6047434055828372por
dc.description.resumoO presente trabalho investiga os fatores histórico-sociais que caracterizam o contexto das políticas públicas do ensino médio no Brasil voltadas à formação do estudante em atendimento às exigências do mercado de trabalho. Analisa os pressupostos teóricos que fundamentam a relação entre trabalho e educação escolar no ensino médio e suas implicações na definição das normatizações que regem a educação nacional, com consequente desdobramento na elaboração de diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada no materialismo histórico buscou-se compreender os fatores que afetaram a organização da vida social a partir das implicações da Revolução Industrial no mundo do trabalho e, consequentemente, na escola enquanto espaço de preparação do jovem para sua inserção na vida produtiva. A análise das normas legais que regulamentam a organização e a oferta do ensino médio e das diretrizes curriculares nacionais para essa etapa da educação básica, permitiu compreender as concepções que têm embasado a elaboração das normatizações do ensino no país e dos interesses que estão por trás das políticas públicas educacionais, em grande parte sujeitas às recomendações de organismos internacionais, os quais têm atribuído à educação escolar a tarefa de equalizar as desigualdades sociais, favorecendo o desenvolvimento econômico das nações. O estudo demonstrou que não é possível pensar o papel da educação escolar na preparação do estudante para o trabalho, sem levar em consideração as transformações ocorridas no âmbito da organização social do trabalho, originadas, sobretudo, pelas mudanças no sistema de produção capitalista, sugerindo a necessidade de se repensar o ensino médio para além de seu caráter propedêutico ou profissional, mediante a possibilidade de implantação de uma política educacional que acredite e promova um ensino integrado na formação do estudante do ensino médio.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9229762309532342por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record