Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Odirlei Paulino dos
dc.date.accessioned2017-01-16T15:27:04Z
dc.date.available2017-01-16T15:27:04Z
dc.date.issued2014-03-18
dc.identifier.citationSANTOS, Odirlei Paulino dos. O ensino da Arte: entrelugares da estética à (re)significação do trabalho docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8407.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8407
dc.description.abstractThis study aimed to find the context of a São Paulo public school, regarding to Art, highlighting main proposals developed with students of Elementary School I. Therefore, the following questions have also been delimited: Which senses are elaborated and constructed by the referred teachers about the teaching of Art? How to render as problematic and (re)signify them as from the collective analysis of teaching work? Starting with the research on education proposals, a qualitative study was performed, taking reflection and analysis of scientific texts as methodological procedures, official documents on teaching of Art. Faced with this, the didactic proposal of teachers, taking as an anchor the Cultural-Historical perspective ideas and studies of the “Art-Education” contributions. It was evidenced, as from the questioning activities offered to the students and theoretical contributions, that working with the Visual Arts was resized: the place of art in the weekly plan was reviewed, there was a greater concern on discussing the visual elements that constitute the work, historical contextualization of the art object and the artist himself, the emergence of didactic proposals, with broader creation possibilities by the students and the classroom reconfiguration, as a space to use art. Evidences can be verified on teacher’s reports, in the weekly plan and observations made by the researcher.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectArte - Estudo e ensino (ensino fundamental)por
dc.subjectArt - Study and teachingeng
dc.subjectArte na educaçãopor
dc.subjectArt in educationeng
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.subjectTeachers, Training ofeng
dc.titleO ensino da Arte: entrelugares da estética à (re)significação do trabalho docentepor
dc.title.alternativeThe teaching of art: betwen places of aesthetics (re)signification teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Hylio Laganá
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602045624096por
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo pesquisar o contexto de uma escola pública municipal, do estado de São Paulo, no que se refere à área de Arte, destacando as principais propostas desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental I. Para tanto, delimitou-se, também, os seguintes questionamentos: Quais sentidos são elaborados e construídos pelas referidas professoras sobre o ensino de Arte? Como problematizá-los e (re)significá-los a partir da análise coletiva do trabalho docente? A partir do levantamento das propostas de ensino, realizou-se um trabalho qualitativo, tomando como procedimentos metodológicos a análise e reflexão de textos científicos, documentos oficiais sobre o ensino da Arte e, por conseguinte, a proposta didática dos professores, tomando como âncora o ideário da perspectiva HistóricoCultural e as contribuições dos estudos da Arte-Educação. Constatou-se, a partir da problematização das atividades oportunizadas aos alunos e das contribuições teóricas, que o trabalho com as Artes Visuais foi redimensionado: o lugar da Arte no plano semanal foi revisto, houve uma maior preocupação em discutir os elementos visuais que constituem a obra, contextualização histórica do objeto artístico e do próprio artista, surgimento de propostas didáticas com possibilidades mais abrangentes de criação por parte dos alunos e reconfiguração da sala de aula como espaço de fruição da arte. Evidências que podem ser constatadas nos relatos das professoras, no plano semanal (semanário) e nas observações realizadas pelo pesquisador.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6561718257992273por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record