Show simple item record

dc.contributor.authorBrito, Solange Aparecida da Silva
dc.date.accessioned2017-01-17T12:03:06Z
dc.date.available2017-01-17T12:03:06Z
dc.date.issued2013-12-16
dc.identifier.citationBRITO, Solange Aparecida da Silva. Estágio remunerado, formação, profissionalização e precarização do trabalho docente: um estudo a partir do Programa "Residência Educacional". 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8428.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8428
dc.description.abstractThe research presented is linked to the Graduate Program in Education Strictu Sensu and objectively reveal the relations of paid internship with the processes of training , professionalization and casualization of teaching , and to the context of this study , we define the internship paid guided by the law 11.788/2008, which regulates the stage for students . This is a qualitative study, which considers the dynamic relationship between the real world and subject, in a indissoluble link between objectivity and subjectivity - this inherent to the subject that can not be quantified in their actions . The proposed methodology consists of literature search and field research from document analysis and content analysis in a dynamic correlation of both. Research about professionalization and casualization of teaching, have shown that the same factors that is favor professionalize teaching work their can be favor factors of precariousness and accordingly the dynamics of paid internship The Residency Educational Program established by the State Department of Education of São Paulo , as the locus of questioning the paid internship , from document analysis and content analysis , one can see that the practice proposed in this program meets the improvement in indices of systems of avaliation of student learning , especially on SARESP , focusing on the public schools that present as more vulnerable . The Residency Educational Program employs the practice of stage features instrumentation technique that the graduates of the paid internship , develop actions from a Activies Plan that is directly linked to the learning difficulties of the classes where do the stage , and there is also the prediction of support and assistance to professors . While the possibility formative research indicates that the program does not dialogue with the Curriculum Guidelines of undergraduate courses and both the action of the trainee as your listing, closes the purpose of the program , not the training itself , but guaranteed to solve the difficulties of student learning of public schools .eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPrograma de estágiospor
dc.subjectInternship programseng
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.subjectTeachers, Training ofeng
dc.subjectResidência Educacionalpor
dc.subjectThe Program Educational Residenceeng
dc.titleEstágio remunerado, formação, profissionalização e precarização do trabalho docente: um estudo a partir do Programa "Residência Educacional"por
dc.title.alternativeRemunerated internship, formation, professionalization and precariousness of teaching: a study from "Educational Residency"eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746628149674449por
dc.description.resumoA pesquisa ora apresentada está vinculada a Programa de Pós-Graduação em Educação Strictu Sensu da UFSCar - Sorocaba e objetiva evidenciar as relações do estágio remunerado com os processos de formação, profissionalização e precarização do trabalho docente, sendo que para o contexto desse trabalho, buscamos a definição para estágio remunerado pautada na Lei 11.788/2008, que regulamenta o estágio para estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual considera a relação dinâmica entre o mundo real e os sujeitos, num vínculo indissociável entre objetividade e subjetividade – esta inerente ao sujeito que não pode ser quantificado em suas ações. A metodologia proposta compõe-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo a partir de análise documental e análise de conteúdos numa dinâmica de correlação entre ambas. As pesquisas sobre profissionalização e precarização do trabalho docente, vêm demonstrando que os mesmos fatores que profissionalizam o trabalho docente favorecem sua precarização e nesse sentido a dinâmica do estágio remunerado pode ser mais um desses fatores. Tendo o Programa Residência Educacional instituído pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, como lócus de problematização do estágio remunerado, a partir da análise documental e análise de conteúdos, pode-se perceber que a prática proposta no referido programa vem ao encontro da melhoria nos índices dos sistemas de avaliação de desempenho da aprendizagem dos alunos, em especial o SARESP, tendo como foco as escolas públicas estaduais que se apresentam como mais vulneráveis. O Programa Residência Educacional emprega à prática do estágio características de instrumentalização técnica de forma que os licenciandos, do estágio remunerado, desenvolvam ações a partir de um Plano de Atividades que esteja diretamente ligado às dificuldades de aprendizagem das turmas onde ele cumpre o estágio, sendo que há, ainda, a previsão de apoio e auxílio aos professores titulares. Enquanto possibilidade formativa a pesquisa indica que o programa em questão, não dialoga com as Diretrizes Curriculares dos cursos de licenciatura e que, por sua vez, tanto a ação do estagiário quanto seu perfil, encerra como finalidade do programa, não a formação docente propriamente dita, mas a garantia de resolver as dificuldades de aprendizagens dos alunos das escolas públicas estaduais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3930429127178776por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record