Show simple item record

dc.contributor.authorPaula, Mauro Lima de
dc.date.accessioned2017-01-17T18:16:27Z
dc.date.available2017-01-17T18:16:27Z
dc.date.issued2015-02-23
dc.identifier.citationPAULA, Mauro Lima de. Interfaces e perspectivas históricas do processo de formação continuada de professores do Programa "Teia do saber" no estado de São Paulo: elementos para o debate. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8442.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8442
dc.description.abstractThis dissertation to analyze a Continuing Education Program - FC of teachers, the "Web of Knowledge" in São Paulo nos 2003 and 2005. For the search director, elected how question/problem: What are the interfaces Web of Knowledge program with the Continuing Education Perspective Teachers structured nos Principles" As school locus of Teacher Training "to" Recognition and Measurement of teaching knowledge "and to" Professional Life cycle Teacher"? In this search, we advocate a CF que Teachers consider a school teacher and SUA Practice of the Program Development For Official Organizations TO YOUR Implementation. Thus, we use the theoretical authors defend that Teacher FC Perspective, how Candau (1997), Schon (1992), Nóvoa (1992), Garcia (1992) and Tardif (2002). Therefore, we carried out a qualitative approach to search and use How Data Production and Analysis Instruments the Document Analysis Method (CELLARD, 2008) and Content Analysis (BARDIN, 2011 and FRANCO, 2012). As for the production and data analysis source, we will use Two Official Documents produced For the Ministry of Education of São Paulo - SEESP , a saber , the Educational Policy Document of the Ministry of Education of São Paulo - PESEESP OE Basic Design Document do Web of Knowledge program - PTS . The results indicate that the PTS maintains relationship with the principle of "school how locus", even what superficially and enough with the neoliberal ideas significantly. Regarding the principle of recognition and measurement of teaching knowledge and make professional life cycle of teachers, could not find elements that would give evidence some intrefaceeng
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.subjectTeachers, Training ofeng
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.titleInterfaces e perspectivas históricas do processo de formação continuada de professores do Programa "Teia do saber" no estado de São Paulo: elementos para o debatepor
dc.title.alternativeInterfaces and historical continuous training process web of knowledge program perspectives in São Paulo state: elements for debateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746628149674449por
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo analisar um programa de Formação Continuada - FC de professores, o ?Teia do Saber? no estado de São Paulo nos anos de 2003 e 2005. Para a realização da pesquisa, elegemos como questão/problema: Que interfaces o Programa Teia do Saber apresenta com a perspectiva de Formação Continuada de professores estruturada nos princípios da ?escola como lócus da formação docente?, do ?reconhecimento e valorização dos saberes docentes? e do ?ciclo de vida profissional dos professores?? Nesta pesquisa, defendemos uma FC de professores que considere a escola, o professor e sua prática a elaboração dos programas pelos órgãos oficiais até sua implementação. Deste modo, utilizamos como referencial teórico autores que defendem essa perspectiva de FC de professores, como Candau (1997), Schon (1992), Nóvoa (1992), Garcia, (1992) e Tardif (2002). Para tanto, procedemos a uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de produção e análise dos dados o método da Análise Documental (CELLARD, 2012) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012 e FRANCO, 2012). Como fonte para a produção e análise dos dados, utilizamos dois documentos oficiais produzidos pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo ? SEESP, a saber, o documento Política Educacional da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo ? PESEESP e o documento Projeto Básico do Programa Teia do Saber ? PTS. Os resultados indicam que o PTS mantém interface com o princípio da ?escola como lócus?, mesmo que de forma bastante superficial. Em relação ao princípio do reconhecimento e valorização dos saberes docentes e do ciclo de vida profissional dos professores, não foi possível encontrar elementos que evidenciassem alguma inteeface. Já em relação ao ideário neoliberal, muitos elementos foram encontrados caracterizando intrefaces de forma bastante significativapor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8730145024503707por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record