Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Mayris de Paula
dc.date.accessioned2017-01-17T19:46:36Z
dc.date.available2017-01-17T19:46:36Z
dc.date.issued2016-02-25
dc.identifier.citationSILVA, Mayris de Paula. Memórias de mulheres do movimento estudantil: participação, gênero e educação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8446.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8446
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the memory of women who acted in the student movement in 1990, conceiving each one of them as a historical, political and social subject. It was a main goal of this work to understand the women participation during the History in a student movement configured by a hierarchical and sexist environment in which the women’s struggle to survive inside spaces they are oppressed configure a process of reinvention of themselves. The methodology developed during this work is based on reports given to us during four interviews conducted with women that had participated in the student movement in the past. Themain themes discussed in these interviews were: Women Participation, Gender and Education. The reported memories gave visibility for the political context of the 90’s, covering from the universities to the student movement as a whole and its relation withsociety. The whole set of considerations about women actuation inside and out of the student movement given to us, were not only capable of covering questions about gender and diversity but also to show all the questions that emerge from those memories. The conclusion is that the collected testimonials from the practical and subjective experiences in the student movement came to show that the re-inventions contemporary women have been through in their daily life were somehow led by those experiences. Women participation in the public world can bring a variety of themes to public discussion, but specially values and questions that go against men’s order of things, or a sexist order of things, because when women start to understand their role in History theystart to be visible, breaking the silence of their own existence. It occurs when women are included in History.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMovimentos estudantispor
dc.subjectStudent movementseng
dc.subjectMulherespor
dc.subjectWomeneng
dc.subjectGêneropor
dc.subjectGendereng
dc.titleMemórias de mulheres do movimento estudantil: participação, gênero e educaçãopor
dc.title.alternativeMemories of women who acted in the student movement: women participation, gender and educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendonça, Viviane Melo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4827331651090223por
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe analisar as memória s de mulheres que atuaram no movimento estudantil na década de 1990 concebendo cada uma delas enquanto sujeito histórico, político e social. Buscou - se compreender a participação feminina ao longo da história e do movimento estudantil como ocorrência que se dá em um espaço hierarquizado, masculinizado e, sobretudo, no qual o processo de reinvenção da mulher é composto da luta feminina para subverter os espaços de opressão. A metodologia desenvolvida ao longo do trabalho está pautada na história oral, de modo que se realizaram quatro entrevistas de história oral temática junto a mulheres participantes do movimento estudantil no passado, cujos temas centrais foram: Participação, Gênero e Educação. As memórias relatadas dão visibilidade ao contexto político da década de 1990, abrangendo desde o contexto da universidade até o movimento estudantil e a sociedade como um todo, sendo que suas considerações como mulheres atuantes dentro e fora do movimento estudantil, além das questões de gênero e diversidade sexual, permeiam todas as memórias advindas desses espaços. Conclui - se que os relatos obtidos são construções de memórias oriundas das experiências de vida prática e subjetiva relacionadas ao passado de participação no movimento estudantil e às (re) invenções do se r mulher no tempo presente, que se faz em no cotidiano dessas mulheres no espaço público. A participação feminina no mundo público traz para a discussão diversos temas, valores e questões que rompem com a ordem masculina objetiva e racional, pois, ao entender seu lugar na história, a mulher junto a outras mulheres passa a ter visibilidade por meio de suas experiências, quebrando o silêncio de sua existência, do que decorre a inclusão da mulher na História.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0454812674193097por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record