Show simple item record

dc.contributor.authorMaragni, Arianne Rabelo Brianezi
dc.date.accessioned2017-01-18T10:30:51Z
dc.date.available2017-01-18T10:30:51Z
dc.date.issued2014-02-24
dc.identifier.citationMARAGNI, Arianne Rabelo Brianezi. A metodologia do Aprendizagem Sequencial nas percepções e ações de participantes de atividades formativas em Educação Ambiental. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8447.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8447
dc.description.abstractThis dissertation discusses the training workshop “Vivências com a Natureza” (offered by the Associação Brasileira de Vivências com a Natureza, Instituto Romã) from May 2003 until June 2012. The survey consists on mapping the educators who have participated, their professional actions using the methodology, what impact on their personal and professional lives it has had and how the methodology relates to Environmental Education. It also examines the complementarity between the processes of awareness and knowledge within the field of the Environmental Education. The results indicate that educators work with the Flow Learning methodology because they believe that consciousness-raising processes are important to start changing behavior and attitudes in the environmental area. They also believe that information and more objective questions are complementary to this process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensinopor
dc.subjectEnvironmental education - Study and teachingeng
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectTeachers, Training ofeng
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.subjectAprendizado Sequencialpor
dc.subjectFlow Learningeng
dc.titleA metodologia do Aprendizagem Sequencial nas percepções e ações de participantes de atividades formativas em Educação Ambientalpor
dc.title.alternativeThe methodology of Flow Learning in the participants perceptions and actions in training activities of Education Environmental Experimentaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Neiman, Zysman
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435341856481082por
dc.description.resumoEsta dissertação se propõe a analisar a oficina de formação de educadores na metodologia do Aprendizado Sequencial, oferecida pela Associação Brasileira de Vivências com a Natureza – Instituto Romã desde o ano de 2003 até junho de 2012. A pesquisa consiste num mapeamento dos educadores participantes desta formação, das suas ações profissionais utilizando a metodologia do Aprendizado Sequencial, os impactos que esta formação teve em suas vidas profissionais e pessoais, e como eles relacionam a metodologia com a Educação Ambiental. Também analisa a complementaridade entre processos de sensibilização e de informação dentro do campo a Educação Ambiental. Os resultados apontam que os educadores que trabalham com a metodologia do Aprendizado Sequencial o fazem por acreditar que processos de sensibilização são importantes para iniciar mudanças de comportamentos e atitudes na área ambiental, mas que informações e questões mais objetivas são complementares a este processo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9632627063108151por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record