Show simple item record

dc.contributor.authorMelo, Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de
dc.date.accessioned2017-01-18T14:32:30Z
dc.date.available2017-01-18T14:32:30Z
dc.date.issued2015-09-29
dc.identifier.citationMELO, Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de. PNAIC: uma análise crítica das concepções de alfabetização presentes nos cadernos de formação docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8450.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8450
dc.description.abstractThis study aims to reveal the submerged ideologies in the discourse of teacher education notebooks of 1st year of Primary Education of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) in order to understand what is their conception of literacy, its didactic-pedagogical proposal and its concept of formation of literacy teachers. It is characterized as a qualitative research, in which was used a PNAIC notebooks’ documental analysis intended for the formation of teachers of 1st year. Through a critical reading based on the socio-historical perspective, it can unveil that the PNAIC sought to spread the perspective of literacy, which made in an obscure and confused way, endorsing different theoretical perspectives such as constructivism and sociohistorical, indistinctly, the only clearness observed was the dismissal of the literacy process of its social, political and ideological aspects, limiting it to the simple technique of reading and writing, linked to the phonic method. The didactic-pedagogical proposals restricted itself to the use of social circulation texts dissected into its smallest parts, syllables and letters, in order to develop the phonological awareness. The intended teacher formation by the PNAIC aims the technical improvement, that is, its intention is to form a performer professor of governmental determinations, technically efficient and politically harmless who knows and uses according to superior prescriptions the materials available by MEC, as well as take the responsibility for achieving educational indexes imposed by external evaluations that were amplified, reaching the children of the literacy cycle.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.subjectTeachers, Training ofeng
dc.subjectProfessor alfabetizadorpor
dc.subjectLiteracy teachereng
dc.titlePNAIC: uma análise crítica das concepções de alfabetização presentes nos cadernos de formação docentepor
dc.title.alternativePNAIC: a critical analysis of literacy concepts present at teacher´s formation notebookeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Sílvio César Moral
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6047434055828372por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo desvelar os ideários submersos no discurso dos cadernos de formação de professores do 1º ano do Ensino Fundamental do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), de modo a compreender qual sua concepção de alfabetização, sua proposta didático-pedagógica e seu conceito de formação de professores alfabetizadores. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou de uma análise documental dos cadernos do PNAIC destinados à formação dos professores de 1° ano. Através de uma leitura crítica fundamentada na perspectiva sócio-histórica pode-se desvelar que o PNAIC buscou difundir a perspectiva do letramento, o que fez de forma obscura e confusa, referendando diferentes perspectivas teóricas como o construtivismo e a sócio-histórica, indistintamente, a única clareza observada foi a destituição do processo de alfabetização de seus aspectos sociais, políticos e ideológicos, limitando-o a simples técnica do ler e escrever, vinculada ao método fônico. As propostas didático-pedagógicas restringiram-se a utilização de textos de circulação social dissecados em suas menores partes, sílabas e letras, de maneira a desenvolver-se a consciência fonológica. A formação docente pretendida pelo PNAIC visa o aperfeiçoamento técnico, ou seja, sua intenção é formar um professor executor de determinações governamentais, tecnicamente eficiente e politicamente inofensivo que conheça e utilize segundo prescrições superiores os materiais disponibilizados pelo MEC, bem como se responsabilize por atingir os índices educacionais impostos pelas avaliações externas que se amplificaram, incluindo as crianças do ciclo de alfabetização.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3191623017362668por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record