Mostrar el registro sencillo del ítem
A formação continuada de professores formadores do Cefapro de Barra do Garças (MT): um olhar sobre o processo formativo com enfoque na construção de saberes profissionais
dc.contributor.author | Leão, Dinahmara Hild Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2017-03-06T17:41:42Z | |
dc.date.available | 2017-03-06T17:41:42Z | |
dc.date.issued | 2014-08-26 | |
dc.identifier.citation | LEÃO, Dinahmara Hild Ribeiro. A formação continuada de professores formadores do Cefapro de Barra do Garças (MT): um olhar sobre o processo formativo com enfoque na construção de saberes profissionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8541. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8541 | |
dc.description.abstract | This study has as object of research the continuing education of the teacher trainers of the Training Centre of the State of Mato Grosso (CEFAPRO), aiming to investigate how the training process is composed in the Cefapro of Barra do Garças, with emphasis in the construction of professional knowledge. The study considered the continuing education process in progress and the teacher trainers were used as research subjects. The data were collected through interviews and theoretical arguments were used for their analysis to introduce the debate on the continuing education of teachers in the public policies for education, assuming that continued education includes the educational reforms in Brazil. We sought to understand the formation process in different dimensions and contexts, with theoretical foundation based on Nóvoa (1992, 1994, 1995, 1996, 2009), Marcelo García (1999, 2009), Imbernon (2002, 2009, 2010), Prada (1997, 2010), Tardif (2012), Freire (1979, 1982, 1996, 2001), among others. It is said that the continued formation of the Cefapro as a participatory proposal did not consolidate its training room for the construction of professional knowledge by the teacher trainers. The challenge for the continuing education of the Cefapro is to meet the educational policy, advancing beyond the limitations that it addresses to the practices committed to the transformation of the society | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Professores - formação | por |
dc.subject | Teachers - In-service training | eng |
dc.subject | Teachers, Training of | eng |
dc.subject | Professores - Educação (Educação permanente) | por |
dc.subject | Teachers - Education (Continuing education) | eng |
dc.subject | Acompanhamento na formação de professores | por |
dc.subject | Saberes profissionais | por |
dc.subject | Professional knowledge | eng |
dc.title | A formação continuada de professores formadores do Cefapro de Barra do Garças (MT): um olhar sobre o processo formativo com enfoque na construção de saberes profissionais | por |
dc.title.alternative | The continuing education of the teacher trainers in the Cefapro of Barra do Garças (MT): a look upon the formation process with emphasis in the construction of professional knowledge. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Fabrício do | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3496410597486943 | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objeto de pesquisa a formação continuada de professores formadores do Centro de Formação do estado de Mato Grosso, com o objetivo de investigar como está constituído o processo formativo do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso de Barra do Garças (Cefapro), com ênfase na construção de saberes profissionais. O estudo considerou o projeto de formação continuada em execução e contou com professores formadores como sujeitos de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e para sua análise foram utilizados argumentos teóricos que inserem o debate sobre formação continuada de professores na discussão das políticas públicas para a educação, partindo do pressuposto de que a formação continuada integra as reformas educacionais no Brasil. Procurou-se compreender o processo formativo em diferentes dimensões e contextos, com embasamento teórico pautado em Nóvoa (1992, 1994, 1995, 1996, 2009), Marcelo García (1999, 2009), Imbérnon (2002, 2009, 2010), Prada (1997, 2010), Tardif (2012), Freire (1979, 1982, 1996, 2001), entre outros. Considera-se que a formação continuada do Cefapro, enquanto proposta participativa, não se consolidou no espaço formativo para a construção de saberes profissionais pelos professores formadores. O desafio colocado à formação continuada do Cefapro está em atender a política educacional, avançando para além das limitações que esta coloca às práticas comprometidas com a transformação da sociedade | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1205084360555950 | por |